terça-feira, 20 de outubro de 2009

Discovery Channel Analisa O "Caso Colosio"

Discovery Channel Analisa O "Caso Colosio"

http://u.univision.com/contentroot/uol/art/images/noticias/lat/2004/03/colosio_asesinato_3.jpg
Produção original busca respostas para as causas do crime - conspiração eleitoral ou razões pessoais do assassino?

No domingo, 25 de outubro, às 20h, o Discovery Channel expõe fatos e teorias sobre o assassinato mais investigado da história do México, que permanece ainda hoje sem respostas. Com depoimentos, dramatizações e imagens digitais, o especial de uma hora de duração, O CASO COLOSIO analisa as possíveis motivações para um dos crimes que marcaram a história da América Latina. Passados 15 anos do ocorrido, o Discovery Channel põe à prova as hipóteses e evidências, interroga testemunhas, pondera os dados e tenta desvendar o mistério do assassinato.

O dia 23 de março de 1994 marca um dos acontecimentos mais importantes da história política do México. Naquele dia, Luis Donaldo Colosio, candidato presidencial do Partido Revolucionário Institucional (PRI) e favorito na disputa das eleições daquele mesmo ano, foi baleado. Dois disparos foram feitos durante uma de suas visitas da campanha eleitoral, em um dos bairros mais pobres e perigosos na fronteira da cidade de Tijuana. O tiro fatal no candidato foi registrado por uma câmera de vídeo, mas é impossível identificar o rosto do assassino entre a multidão presente ao evento. Em meio ao tumulto e confusão, Mario Aburto Martinez, trabalhador de uma fábrica local, é preso e conduzido a uma delegacia onde confessa e se declara culpado.

O Ministério Público admite o caso por encerrado, mas os mexicanos não se contentam com o desfecho das investigações. Como poderia um simples operário fazer um disparo a queima-roupa, tendo como alvo um candidato presidencial rodeado de seguranças, guardas, policiais e milhares de pessoas? As provas inconsistentes apresentadas pelas autoridades e a análise detalhada do vídeo realizada pela mídia, alimentam as suspeitas. Como é possível a vítima ter recebido dois tiros, um diretamente na cabeça e outro no abdome, no lado oposto do corpo, da mesma arma? E por que os orifícios produzidos pela entrada das balas, em ambos os disparos, parecem ser de diferentes calibres? Para confundir ainda mais a situação, com poucos minutos após a prisão de Aburto, aparecem novas evidências sobre o possível autor do crime.

Realizada ao longo de sete meses, esta produção analisa pela primeira vez a história, as provas, as motivações e outros fatores relacionados ao assassinato. Existe uma explicação científica que sustente a hipótese de uma só arma? O crime foi uma conspiração política com a contribuição da polícia local em uma tentativa de barrar Colosio e de impedir o candidato de realizar as reformas que comprometeriam o sistema do então governo no País? Se o assassinato foi o resultado de um ato isolado, quem foram os mandantes? Estas são apenas algumas das perguntas que o documentário procura responder.

Até o momento, quatro diferentes procuradores foram nomeados por dois diferentes presidentes para investigação oficial do caso. No entanto, nenhum conseguiu chegar a uma conclusão. Além disso, nenhum documentário conseguiu recriar as circunstâncias e evidências em torno da morte de Colosio e retratar toda a complexidade dos acontecimentos que marcaram este importante marco na história do país. O CASO COLOSIO disseca a evidência e interpreta as provas, tendo em conta os relatos dos protagonistas, jornalistas e testemunhos chaves de personagens como Antonio Cano, ex-presidente do PRI em Tijuana, Jesús Zambrano, membro da Comissão Parlamentar de Inquérito do Congresso, Othon Cortés, militante do PRI em Tijuana e um dos envolvidos no caso do assassinato e Miguel Montes, o primeiro promotor que ganhou notoriedade ao sustentar a hipótese do pistoleiro solitário. Desta forma, O CASO COLOSIO reúne ampla gama de perspectivas, provas e elementos que facilitam a análise de diversas hipóteses e permite que os telespectadores formem sua própria opinião sobre o crime.

O CASO COLOSIO foi executado para o Discovery Channel pela Onis Productions, com direção de Alan Tomlinson. Michela Giorelli, diretora de produção, e Irune Ariztoy, supervisora de produção, assinam o projeto por parte da Discovery Networks Latin America / US Hispanic.

Para assistir, acesse: http://press.discovery.com/br/dsc/video/342/
(exige-se cadastro)

O material contido neste link é de propriedade exclusiva da Discovery Communications, LLC (a "Companhia") ou seus afiliados e provedores de programação, e está protegido pelas leis de direitos autorais e demais legislação aplicável. A distribuição, exibição, cópia ou divulgação deste material, seja na sua totalidade ou em parte, sem autorização por escrito da Companhia, estão estritamente proibidas e podem resultar em responsabilização civil e/ou penal do violador, em conformidade com as leis aplicáveis. A exibição deste material está autorizada somente para a promoção deste programa. Qualquer outro uso, duplicação, distribuição ou exibição deste material está estritamente proibido sem o consentimento prévio e por escrito da Companhia.

SERVIÇO: O CASO COLOSIO
Canal: Discovery Channel
Estreia: Domingo, 25 de outubro, às 20h
Classificação Indicativa: 14 anos

Observando las siguientes fotografías, donde los guardaespaldas giran el cuerpo de Colosio, se puede determinar que no hay un impacto de bala en la región abdominal de Colosio al momento del primero:


Nenhum comentário:

Programação TV Aberta terça-feira 29-06-2021

Programação das emissoras de TV Aberta desta terça-feira  29-06-2021 Grade de Programação da TV Aberta  CULTURA 05∶30 Inglês com Música Ca...