sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Cultura | Grade de Programacao domingo 20/11/2011


Tv Cultura SP - Grade de Programação de domingo dia 20/11/2011
Programação Tv Cultura
A programação é de responsabilidade da emissora, estando sujeita a eventuais alterações.

domingo, 20 de novembro de 2011

06:30 - Clássicos
Festival de Inverno - Pianistas
Festival de Inverno - Pianistas
Continue lendo >>>>


Participações: 
Janusz Olejczak 
Nelson Freire 
Marcelo Bratke 
Arthur Moreira Lima

Repertório: 
Johannes Brahms 
Sonata Op. 2 no. 2, em Fá Sustenido Menor

Ludwig Van Beethoven 
Sonata no. 4 em Mi Bemol Menor opus 7

Astor Piazzolla 
Fugata

08:00 - Missa de Aparecida

09:00 - Viola, Minha Viola
Vozes Bugras
Vozes Bugras
Vozes Bugras surgiu de um trocadilho com o Mistério das Vozes Búlgaras. A denominação depreciativa “bugre”, dada aos indígenas brasileiros pelos colonizadores, provém do termo francês bougre, referente aos "hereges búlgaros", resistentes à ocupação de seu território em séculos passados, e estendeu-se a todo aquele que fosse considerado rude ou selvagem, em contraposição a uma idéia exclusiva de civilização européia.

Assim nasceu o conceito fundamental da pesquisa de repertório que o grupo buscou ao resgatar canções, contos, ritos, mitos e lendas que remetem à nossa identidade “bugra-caboclamulata-mameluca-cafusa” brasileira. Entre as músicas, estão pontos do candomblé e textos de autores modernistas. Além de violão, viola, percussão e canto, utilizam instrumentos feitos com sucata, e a percussão vocal e corporal que trazemos de nossa experiência na Orquestra Orgânica Performática, criada por Stênio Mendes e Fernando Barba.

Pedro Paulo e Paulo Vitor

Pedro Paulo e Paulo Vitor são irmãos nascidos em Cássia (MG). Foram criados na cidade de Capetinga (MG), onde se apaixonaram pela viola. Foi lá que conheceram o compositor Domiciano, que hoje é consagrado em todo Brasil com sucessos gravados por Rio Negro e Solimões, Christian e Ralf e muitos outros. A dupla já teve a felicidade de vencer duas vezes o Festival Rose Abrão, em Barretos. Já gravaram sete discos na carreira. Neste programa, apresentam “Saco de Ouro”, “Eu quero bis” e “Na boca do Brasil”.

Chico Rey e Paraná

São irmãos e nasceram em Arapongas (PR). Começaram a cantar ainda crianças no Paraná, Chico Rey aos oito e Paraná aos seis anos de idade, acompanhando o pai que era seresteiro. Juntaram-se profissionalmente em Brasília, para onde a família se mudou em meados da década de 1970. Em 1976, começaram a se apresentar no programa "No balanço da viola", da Rádio Alvorada de Brasília. Em 1983, ocorreu um fato decisivo em suas carreiras, que foi a assinatura de contrato com a gravadora Continental. Nela gravaram um de seus maiores sucessos, o disco "Operário, vida, viola", no qual fizeram sucesso com a música título e mais "Esperança de mãe", de Paraná e Wigberto Tartuce, "Colchão queimado", de Edelson Moura e Paraná, "Tua imagem", de Expedito Dantas e Paraná e "Amor de pobre", de Tião Carreiro. Possuem mais de dez discos gravados.

10:15 - Sr. Brasil
Pádua e Emiliano Castro
Pádua e Emiliano Castro
Rolando recebe o cantor goiano Pádua e o instrumentista Emiliano Castro, autor do álbum “Kanimambo”.

11:15 - Mestres do Riso
É fogo na roupa
É fogo na roupa
Este filme marcou o principal desempenho do comediante Ankito, que encabeça um elenco de destaques. Gravado no hotel Quitandinha, em Petrópolis,o mais sofisticado do Brasil na época,o filme mostra as peripécias e a alegria de um grupo de pessoas durante o carnaval.

Ficha Técnica

Gênero: Comédia 
Título Original: É fogo na roupa 
Diretor: Watson Macedo 
Ano: 1952 
País de Origem: Brasil
Duração: 84 minutos 
P.B.

12:45 - Festival Internacional de Cinema Infantil
Ilha Rá-Tim-Bum - O Martelo de Vulcano
Ilha Rá-Tim-Bum - O Martelo de Vulcano
Cinco jovens sobrevivem a um naufrágio e são levados a uma ilha desconhecida, habitada por criaturas fantásticas e refúgio de mistérios ancestrais. Lá, os amigos Gigante, Micróbio, Rouxinol, Majestade e Raio terão de enfrentar o vilão Nefasto (uma bactéria com tamanho de um ser humano adulto criada num acidente científico), que, ajudado por seus assistentes Zabumba (um zangão-homem) e Polca (uma libélula-mulher), fará de tudo para tomar posse do objeto mágico que o tornará praticamente invencível - O Martelo de Vulcano.

"Nefasto descobre que se ele encontrar o martelo será o ser mais poderoso do universo", diz a diretora Eliana Fonseca. "Por isso, as crianças precisam encontrá-lo antes dele, decifrando enigmas." A única a saber o paradeiro do objeto mágico, a feiticeira Hipácia (uma feiticeira egípcia de mais de 2.000 anos de idade que serve de guru e protetora dos garotos), recebe uma bola de energia e perde a memória, o que obriga as crianças a assumir a missão.

Além de capacidades especiais, os jovens contam com a ajuda de Solek (um lagarto) e Nhã-nhã-nhã (uma aranha-mulher).

14:15 - Minúsculos
14:30 - As Aventuras de Tootle and Poodle
14:45 - Charlie & Lola

15:00 - Almanaque Brasil
Árvores do Brasil
Árvores do Brasil
O delicioso som mineiro de Kristoff Silva e os papos pra lá de cabeça de Jorge Mautner dão o tom deste Almanaque Brasil, apresentado por Luciana Mello e Robson Nunes. Entre histórias de árvores brasileiras, curiosidades diversas e muita alegria, como só tem aqui.

No Coisas Nossas você vai ver que, como qualquer brasileiro célebre, nossas árvores também têm muitas histórias pra contar...Desde o generoso Ipê, declarado símbolo nacional por Jânio Quadros, até o impávido Juazeiro, consagrado por Padim Cícero como símbolo da terra prometida.

No Papo Cabeça Jorge Mautner solta o verbo, falando de sua infância, sua formação musical e as relações com artistas que marcaram sua trajetória – como Aracy de Almeida que, segundo o compositor, é “igual a Beethoven, embora ligeiramente superior”. Fala também de suas relações com a nova geração e explica por que a “amálgama brasileira resplandece no mundo”.

No Cantos do Brasil trazemos para você a mineirice de Kristoff Silva. Além de cantar e encantar, ele fala das peculiaridades da canção brasileira, que contagiam vários gêneros musicais, e explica suas técnicas para compor, que incluem uma etapa denominada “reescuta”. Explica que a boa música, assim como os bons vinhos e o amor verdadeiro só se aprimoram com o tempo e se tornam clássicos.

Nosso ilustre brasileiro é o argentino mais baiano do mundo: Hector Julio Paride Bernabó, mais conhecido como Carybé, que celebrou com seu traço inconfundível toda a beleza e a riqueza cultural da Bahia.

E, falando em riqueza, no Como é que se faz ? vamos descobrir a arte minuciosa dos trajes e acessórios do Maracatu Rural com o mestre Manuel Salustiano Soares Filho.

No Ciência Doméstica, dicas para estimular o apetite da galerinha miúda, com o toque especial da nutricionista Aline Rissato.

No É do Baú, as lembranças de um tempo em que a moda entre as brasileiras era ficar bem branquinhas! Com tantas morenas que temos por aqui, haja pó de arroz!

As aventuras do heróico Cabo Laurindo, cheio de samba no pé e muita valentia, estão no Você Sabia?

E, para completar, as peripécias de Almanaquias pelas ruas da cidade, com suas brincadeiras, causos e desafios. Seja bem-vindo ao Almanaque Brasil!

15:30 - Sangue Latino
Ángeles Mastretta
Ángeles Mastretta
Eric Nepomuceno conversa com a escritora mexicana Ángeles Mastretta. Conhecida pelo trabalho na literatura voltada ao público feminino, ela fala sobre sonhos e questiona o lugar da mulher de meia-idade na América Latina.

Ángeles Mastretta nasceu em Puebla, no México, em 1949. Publicou 11 livros, entre eles “Arráncame la vida”, “Puerto libre” e “Mal de amores”. Também é conhecida por lutar pelo direito das mulheres. É uma das fundadoras da Unión de Mujeres Antimachistas, do México.

16:00 - Pré-Estreia
8ª Eliminatória

Neste dia se apresentam Duo Pereira e Oliveira (flauta e violão), Trio Atlântica (piano, violoncelo e violino) e Duo Solar (piano e saxofone).

17:00 - Especial Cultura Meio Ambiente
Totalmente Selvagem

Neste episódio, de lontras que se divertem escorregando ao drama da sobrevivência na seca da África. Trutas que ficam de bocas abertas numa reação fisiológica a excitação. As belugas são muito sociais e seus vínculos são muito fortes.

A mãe nada com seu filhote durante três anos. Os bebês são cinzentos quando nascem, depois se tornam brancos como o gelo do Ártico quando ficam adultos. Ainda golfinhos-nariz-de-garrafa que podem ser agressivos e belicosos. Por fim, a águia-pescadora-de-barriga-branca, que como uma brincadeira louca de quem aguenta mais, despencam em direção da terra, cada uma desafiando a outra a ser a primeira a soltar as garras.

17:30 - Repórter Eco
18:00 - Planeta Terra
Montanhas

Este episódio explica as forças vulcânicas e geológicas que moldaram a terra e suas cadeias de montanhas.

Nós, humanos, costumamos achar que é só alcançar um pico, para conquistá-lo. Mas só seremos visitantes nesse mundo hostil. O Planeta Terra – a série nos apresenta montanhistas “de verdade” e desvenda seus segredos de sobrevivência nos picos mais inóspitos do planeta. Bem-vindos a uma paisagem radical de pedra, gelo e neve. Um mundo vertical desconhecido dos humanos, como se fosse a superfície de um outro planeta.

O Planeta Terra – a série vai levá-los a um passeio pelas mais espetaculares cadeias de montanhas, começando pelo nascimento de uma montanha em um dos lugares mais baixos da Terra e terminando no cume do Everest. As montanhas são a casa de alguns dos animais mais reclusos e tímidos do planeta e esse programa vai mostrar como eles lidam com o desafio da vida na montanha.

Na Etiópia, O Planeta Terra – a série se aventura até o coração de um vulcão para descobrir um dos mais raros fenômenos da terra: um lago de lava que está em erupção há mais de cem anos. As mesmas forças construíram as Montanhas Simian, a casa de bandos de babuínos gelada, uma população de quase um milhar de indivíduos.. Nos Andes, uma família de cinco pumas luta para sobreviver às condições climáticas mais instáveis do planeta. Sobreviver à força de uma avalanche nas Rochosas é para ursos grizzlies, os quais passam seus invernos entocados em penhascos perigosíssimos. No verão, os ursos alcançam os cumes à procura de traças, que devoram aos milhares.

Do núcleo de uma geleira nos Alpes até a maior geleira do mundo, este reino de picos gigantes é a casa de um dos maiores predadores terrestres – o leopardo-das-neves. Imagens alucinantes de um leopardo das neves caçando nos picos do Paquistão são inéditas no mundo.

Os espetáculos da vida selvagem continuam com os primeiros registros de um Panda gigante amamentando seu bebê de uma semana numa caverna de montanha na China e um acompanhamento aéreo de jovens grous: eles tentam atravessar a maior cadeia de montanhas do nosso planeta, o Himalaia.

19:00 - Matéria de Capa
A leitura da mente

Como seria o mundo se fosse possível ler o pensamento das pessoas? Saber se elas dizem a verdade ou estão mentindo? E até mesmo o que elas estão sonhando?

A ciência avança nessas pesquisas. E, mais do que saber o que se passa na cabeça das pessoas, o objetivo é descobrir o funcionamento do cérebro e como seus mecanismos podem ajudar, por exemplo, os deficientes físicos a superar suas limitações.

Na Inglaterra, o cientista Kevin Warwick, da Universidade de Reading, conhecido como Professor Cyborg – por ter sido o primeiro homem a implantar eletrodos no próprio corpo –, desenvolve pesquisas com um robô movido por neurônios humanos. Segundo ele, o estudo pode resultar em importantes contribuições no combate a doenças como Alzheimer e Parkinson.

O campo de pesquisas sobre o domínio da mente é bastante amplo e pode alcançar até a ciência do Direito. No futuro, juízes e advogados poderão saber se uma pessoa estará dizendo a verdade ou não. E os pensadores já se perguntam: será que chegaremos a viver num mundo sem mentiras?

Entre os entrevistados desta edição especial sobre a leitura da mente estão Luiz Felipe Pondé (filósofo e professor da PUC-SP) e Edson Amaro Jr. (professor do departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP).

20:00 - Reis da Rua
Padre Rosalvino
Padre Rosalvino
Um dos maiores líderes comunitários de São Paulo, Padre Rosalvino está a frente do instituto Dom Bosco, uma entidade que oferece cursos profissionalizantes, creche e oficinas de artes para sua comunidade. Atualmente o carro chefe em termos de cultura é a escola de samba, presidida pelo Padre.

20:00 - Especial Pinacoteca
21:00 - Cultura Documentários

21:30 - Entrelinhas
Glauco Mattoso, Rubem Braga e Gonçalo Tavarez
Glauco Mattoso, Rubem Braga e Gonçalo Tavarez
No entrelinhas desse domingo você verá: 

Glauco Mattoso . Aos 60 anos, Glauco Mattoso continua explosivo e inovador. Depois de ficar completamente cego, vítima de um glaucoma que inspirou seu pseudônimo literário, Glauco adotou a forma fixa do soneto como forma de memorizar versos nada comportados. Agora ele publica Tripé do Tripúdio, um livro de contos inspirados nos temas cabeludos de seus poemas – como seu fetiche por pés e outras obsessões eróticas. 

Rubem Braga . A crônica sempre foi considerada um gênero menor, com sua mistura de memória e comentário informal sobre as coisas do cotidiano. Mas isso não impediu que a crônica formasse uma das tradições mais ricas da literatura brasileira – e que Rubem Braga se tornasse um de nossos maiores escritores. Veja no comentário de Carlos Eduardo Ortolan, colaborador do Entrelinhas. 

Gonçalo Tavares . Depois de ganhar o Prêmio Portugal Telecom de 2007 com o romance “Jerusalém”, Gonçalo foi premiado na edição desse ano, em segundo lugar, com “Uma viagem à Índia”. O livro é uma epopéia moderna que dialoga com o clássico Os Lusíadas, de Camões.

22:00 - Café Filosófico
O fogo cruzado da educação contemporânea
O fogo cruzado da educação contemporânea


O Café Filosófico apresenta Julio Groppa Aquino. Ele é livre-docente da Faculdade de Educação da USP e fala sobre o tema A família no fogo cruzado da educação contemporânea. A relação entre pais e filhos parece ter sofrido mudanças radicais nos últimos 30 anos. E para onde essas mudanças apontam? São essas as questões levantadas pelo psicólogo, que questiona a maneira como pais estão lidando com seus filhos. Um questionamento que produz tantas faíscas quantas aquelas do fogo cruzado da educação.

23:00 - Ensaio
Renato Braz

Renato Braz
Neste programa, Fernando Faro recebe o cantor Renato Braz, que fala sobre sua trajetória e mostra as músicas que marcaram sua carreira. Com seis discos lançados, Renato começou cantando na noite enquanto era office-boy numa empresa de turismo. Nesse período, cantou no Café Paris, onde conheceu Mário Gil, violonista que o acompanha no programa. Os músicos fizeram vários trabalhos juntos, incluindo o primeiro disco de Renato. No Ensaio, ele interpreta Anabela, composição de Mário Gil em parceria com Paulo César Pinheiro. Renato lembra o que gostava de ouvir na infância, como Ronnie Von e Secos e Molhados, e recorda-se que queria ser igual ao Ney Matogrosso. Dentre as suas maiores influências estão nomes como João Nogueira, Roberto Ribeiro e Tim Maia, de quem interpreta Eu amo você. Renato fala da tarde que passou na casa da família Caymmi no Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de conhecer Dorival Caymmi. Para homenagear o compositor baiano, mostra a música Fiz uma Viagem e quem canta é o percussionista Bré.

O repertório do programa ainda traz as músicas Outro Quilombo, Passarinheiro, Mantiqueira, Cidade Encantada e Clube da Esquina. O programa tem a participação especial de Nelson Ayres, além da presença dos músicos Mário Gil, Bré, Gerson Oikawa e Sizão Machado.

00:00 - Clássicos
Orquestra Sinfônica de São Francisco – Berlioz

Participações: 
Michael Tilson Thomas – regente 

Repertório:
Hector Berlioz 
Sinfonia Fantástica 

01:00 - Educação Financeira
Reforma da casa: planeje e execute com economia - Reapresentação

Nenhum comentário:

Programação TV Aberta terça-feira 29-06-2021

Programação das emissoras de TV Aberta desta terça-feira  29-06-2021 Grade de Programação da TV Aberta  CULTURA 05∶30 Inglês com Música Ca...