domingo, 30 de março de 2008

Televisão com nova programação

Televisão do futuro
Régis Martins
DIVULGAÇÃO NOVA PROGRAMAÇÃO
Jornalistas de todo o Brasil acompanharam durante a semana, em São Paulo, a apresentação da grade da TV Globo para 2008
Há 33 anos, um austríaco decide deixar Viena, a família e toda a segurança e conforto da Europa em troca de uma terra desconhecida no Terceiro Mundo. Em pleno Rio de Janeiro, sem falar uma palavra em português e sem dinheiro para pagar um quarto de hotel revolucionou o design nacional ao criar uma das logomarcas mais conhecidas do país. Tudo culpa do futebol.
É isso mesmo. Durante o lançamento da programação 2008 da TV Globo na última semana, Hans Donner deu um show a parte ao apresentar o novo logo da emissora. Com seu sotaque característico, em meia hora, contou toda a sua história de vida utilizando como denominador comum a paixão pela bola.-
Quando era garoto, meu grande ídolo era o goleiro Gilmar e o do meu irmão era o Pelé, recordou o marido da mulata Globeleza.
Filho que renasce
Hans lembrou ainda que a bola é o símbolo da cidade onde nasceu, Wuppertal, e o motivo determinante de sua vinda ao Brasil. E, claro, o desenho de uma bola dentro de outra bola, acabou tornando-se o logotipo definitivo da TV Globo no ano de 1975, quando o austríaco chegou ao Brasil.
Desde então, Hans ficou conhecido como o homem dos efeitos especiais da televisão brasileira. O mágico que transforma árvores em mulheres nas aberturas das novelas e que, aos 60 anos, parece um garoto ao falar de sua mais recente criação.
- Este aqui é um filho que mais uma vez renasce, disse referindo-se à nova logomarca, mais “clean” e propositalmente degradê, que entra no ar amanhã nos televisores de todo o país.
Q de Qualidade
O logotipo estréia juntamente com uma programação que, sob o tema “A Globo tem um Q de Qualidade”, promete shows, novelas, séries e filmes inéditos, além da volta de programas de sucesso como “A Grande Família” e “Casseta e Planeta Urgente”.
As novidades foram apresentadas em um evento dirigido a jornalistas de todo o país por integrantes da direção da emissora, entre eles Octávio Florisbal, diretor-geral da TV Globo, Carlos Henrique Schroder, diretor da Central Globo de Jornalismo e, claro, o serelepe Hans Donner, diretor de design.
Roberto Buzzoni, diretor de programação, lembrou que a primeira temporada teve início em janeiro com o Big Brother e a série “Queridos Amigos”. E a segunda temporada, que tem início amanhã, tem sua programação fixa até junho.
- A partir de então, começam as Olimpíadas e em seguida temos o horário eleitoral, revela Buzzoni.
Hannah Montana
Nesta segunda temporada, na linha de shows, entram no ar os programas Casos e Acasos, Dicas de um Sedutor, Faça Sua História e Guerra e Paz. Estréia ainda no primeiro semestre a próxima novela das seis Ciranda de Pedra e a nova novela das oito.Aos sábados, logo após a TV Globinho, vai ser exibida a série americana infanto-juvenil “Hannah Montana”.
Já A Grande Família, uma das séries de maior sucesso da emissora, estréia sua oitava temporada no dia 3 de abril.
O TV Xuxa totalmente repaginado estréia em maio. Novo cenário, quadros inéditos e interatividade onde a apresentadora comanda um programa voltado para toda a família nas manhãs de sábado.
Projeto Quadrante
Em agosto, após as Olimpíadas, tem início a terceira temporada da grade de programação com a microssérie Capitu, que faz parte do ousado projeto Quadrante, de Luiz Fernando Carvalho.Ele é diretor do experimental “A Pedra do Reino”, exibido no ano passado.
- Existe um equilíbrio. Há momentos que abrimos mão de nossas metas de audiência em troca de programas de qualidade, diz o diretor geral da Globo Octávio Florisbal.
Índices
Audiência é uma verdadeira obsessão para as emissoras de TV, e para a Globo não poderia ser diferente. Os índices são medidos quase minuto a minuto. Durante o evento da última quarta, foram mostrados gráficos que provam por A mais B que a emissora é líder absoluta em todos horários e em todas as regiões do país, algo que não ocorre em nenhum lugar do mundo.
- Nossa liderança é conseqüência de um trabalho que envolve um pessoal com grande visibilidade, mas também de uma grande maioria anônima que tem paixão pelo que faz, garante Octávio. Felizmente, “Som Brasil” e “Por Toda a Minha Vida” que primam pela ousadia, continuam em 2008, mas em horários ingratos e com pouca regularidade. O diretor geral informa que isso ocorre por problemas “de grade e de conteúdo”.
- Música é algo muito segmentado. Nenhum gênero mantém audiência antes da meia-noite, garante Octávio.
O diretor argumenta ainda que as séries feitas em parceria com produtoras independentes estão em andamento. Uma das mais esperadas é a versão televisiva para “Tropa de Elite” que já foi negociada.
- A idéia é ter a série para o segundo semestre de 2009, ressalta.
Horário Nobre
A área jornalística também traz algumas novidades. O Profissão Repórter, por exemplo, vai ter uma edição mensal em formato de programa. O diretor de Jornalismo Carlos Henrique Schroder diz que graças ao sucesso do quadro no Fantástico, passa a integrar a grade em horário nobre.
Outros programas como o Globo Esporte ganham novo cenário e apresentação de Tino Marcos e Glenda Koslowsky. O Globo Repórter, que comemora 35 anos, também muda o visual. Mas o SPTV, exibido diariamente em dois horários em São Paulo, vai além. Ao invés do cenário estático atrás dos apresentadores, o espectador vai poder ver imagens ao vivo da capital em tempo real, por meio de uma tecnologia inédita.
- Este conceito vai ser levado por todo o país, garante Schroder.
Olimpíadas
Além das notícias do dia-a-dia, a Central de Jornalismo vai centralizar forças em pelo menos três eventos que vão dominar o noticiário deste ano: as eleições presidenciais nos Estados Unidos, as municipais no Brasil e as Olimpíadas na China. Schroder diz que a preparação para as Olimpíadas teve início há quatro anos, quando a Globo montou um escritório em terreno chinês com reportagens de Sonia Bridi. Uma forma de preparar o público brasileiro para as idiossincracias de um país tão diferente.
- Não estamos levando âncoras para a Olímpiada por causa do fuso horário, mas vamos manter equipes no local para uma cobertura ampla, explica o diretor de Jornalismo. Schroder ressalta que a Globo vai enfrentar o desafio de fazer uma cobertura longe do previsível, apesar do rígido controle do governo chinês.
- Já recebemos comunicados de que em vários locais não vai ser permitido filmar por questões políticos, afirma.
Tv Digital
Para emissora, o futuro é agoraFernando Bittencourt, diretor da Central Globo de Engenharia, disse que o ano de 2008 vai ser marcado pela expansão da TV digital no Brasil. De acordo com o diretor, a Globo investe pesado em equipamento e pessoal para estar preparada para esta evolução. Atualmente só São Paulo dispõe da tecnologia.
- Até o final do ano, vamos lançar a TV digital nas capitais de todo o país, garante. Bittencourt informa que a emissora já produz e transmite vários programas em alta definição (HD), e para isso já conta com um centro de pós-produção e uma unidade móvel equipada para a nova tecnologia. O diretor de engenharia apresentou alguns produtos deste admirável mundo novo que vão chegar ao público em pouco tempo. Entre eles, uma minúscula TV portátil, um celular e um pen drive que recebem imagens televisas ao vivo.
A Globo fez até uma pesquisa em que 60% de usuários de celulares disseram que tinham interesse em comprar novos aparelhos caso oferecessem acesso a TV.
- Vamos oferecer o sinal e posso garantir que as empresas que ignorarem a TV aberta, vão sair perdendo, afirma Octávio Florisbal. Quem viver verá.

Nenhum comentário:

Programação TV Aberta terça-feira 29-06-2021

Programação das emissoras de TV Aberta desta terça-feira  29-06-2021 Grade de Programação da TV Aberta  CULTURA 05∶30 Inglês com Música Ca...