Amigos e fãs se despedem de Dercy Gonçalves
O corpo da atriz está sendo velado na Assembléia Legislativa do Rio. Depois o corpo seguirá para a cidade natal da atriz

A ex-vedete Virgínia Lane e José Alves de Moura, o Beijoqueiro
Amigos, parentes e fãs se despedem de Dercy Gonçalves, neste domingo, 20. O corpo da humorista está sendo velado na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Dercy morreu neste sábado, 19, à tarde , por conta de complicações decorrentes de uma pneumonia. Depois do velório, o corpo seguirá para a cidade natal de Dercy, Santa Maria Madalena, no interior do Estado, onde será enterrado nesta terça-feira, 22, no mausoléu da família.

A filha de Dercy, Maria Dercimar Senra, chega com sua filha ao velório da mãe
O prefeito de Santa Maria Madalena, Clementino da Conceição, declarou luto oficial de uma semana na cidade. Ele não sabe ainda como será a homenagem a Dercy, mas promete fazer algo muito especial. "É uma grande perda para Santa Maria Madalena, que só ficou conhecida por causa da Dercy", disse ele, que tinha acabado de ser contatado pelos parentes da humorista.
Silvio Santos envia homenagem para Dercy Gonçalves
Portal Terra
SÃO PAULO - Silvio Santos enviou uma coroa de flores à Assembléia Legislativa do Rio, onde o corpo de Dercy Gonçalves é velado, neste domingo, para homenagear a atriz, que morreu no sábado aos 101 anos vítima de pneumonia.
- Homenagem do admirador Silvio Santos, dizia a faixa enviada pelo apresentador, que também foi representado por outra coroa, esta em nome da direção e colaboradores do SBT.
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia, e a associação dos trabalhadores em bingos do Rio também enviaram suas homenagens por meio de coroa de flores.
O corpo de Dercy Gonçalves será enterrado na terça-feira na cidade natal da atriz, Santa Maria Madalena, interior do Rio.
"O certo é mesmo 102 anos", disse Dercy na última semana
Portal Terra
SÃO PAULO - Dercy Gonçalves afirmou durante o último evento social do qual participou em comemoração a seu aniversário, no último dia 14, em São Paulo, que sua verdadeira idade era 102 anos.
- O certo é mesmo 102 anos. Afinal, não fiquei no ventre da minha mãe 12 meses, mas nove, como quase todo mundo. Assim, o certo por enquanto é mesmo 102 - disse ela, cujo registro de nascimento data de 23 de junho de 1907.
Na ocasião, Dercy Gonçalves foi homenageada por Lilian Gonçalves no Bar do Nelson com um bolo de aniversário que mostrava o número 103. Antes de cantar os parabéns, Dercy participou de um breve talk show com os convidados, entre eles Amaury Jr., Marcos Caruso, Maria Adelaide Amaral e Fafy Siqueira.
O talk show foi gravado para servir como prova de que Dercy Gonçalves era a artista mais velha em atividade no mundo. Ela queria entrar no Livro dos Recordes com esse feito.
Durante a conversa, Dercy contou que sua avó materna morreu aos 113 e brincou sobre sua longevidade. "Acho que vou até os 140".
Ao final da homenagem, logo após cortar o bolo, Dercy Gonçalves afirmou que estava muito emocionada.
- Tenho vontade de chorar, mas não consigo. Minha maior felicidade foi ter uma filha que amo e que nunca me envergonhou. Amo a família que construí: minha fllha, meus três netos e meus dois bisnetos - disse.
Dercy Gonçalves morreu na tarde de sábado, aos 101 anos, vítima de pneumonia. Ela estava internada no hospital São Lucas, no Rio de Janeiro, com um quadro de pneumonia comunitária grave, que gerou uma sepse pulmonar e insuficiência respiratória.
Seu corpo será velado na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e enterrado em Santa Maria Madalena, sua cidade natal.
Dercy planejou piada para depois da morte, diz ator Paulo José
GABRIELA QUINTELA
MIGUEL ARCANJO PRADO
da Folha Online
Emocionado, o ator e diretor Paulo José lamentou a morte da colega Dercy Gonçalves, a quem dirigiu no espetáculo "Dercy de Cabo a Rabo", em 1997. "Eu já a conhecia antes disso, mas não de convivência".
"Ela é incomparável, única e inimitável", afirmou. "Ela contava que fez um mausoléu para ela ser enterrada em Santa Maria Madalena [cidade natal da atriz, no Rio], mas que o caixão não passaria pela entrada do lugar, muito estreita, e que teriam que derrubar a porta. Não sei se isso é verdade, mas ela contou essa história e disse que essa será a última piada dela, já depois de morta."
2.mar.2003/Folha Imagem |
![]() |
Atriz e humorista Dercy Gonçalves morreu aos 101 anos, no Rio |
Paulo José recordou a "exuberância" e "vitalidade" da humorista. "Ela mostrava as pernas aos 90 anos, e eram perfeitas, algo impressionante."
Dinheiro
O artista também lembrou da paixão de Dercy pelo bingo. "Ela jogava toda noite; o dinheiro dela ia embora todo no bingo", afirma. Segundo Paulo José, a atriz costumava dizer que o ela ganhava na Globo não dava "nem para o papel higiênico".
"Quem sustentava a Dercy por fora eram o Boni [José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, ex-diretor da Globo] e o Faustão." Paulo José afirma que os dois davam grandes quantias à humorista, "às vezes R$ 30 mil".
Dercy e Boni se conheciam desde a década de 60, quando ele participava dos bastidores do programa de TV dela. De acordo com Paulo José, Boni, que era muito pontual, um dia chegou atrasado ao trabalho, pedindo desculpas, e explicou o motivo: o carro dele tinha morrido. "Era um fusca muito acabado", conta o ator. "Na semana seguinte, no ensaio do programa, a Dercy pegou um chaveiro e entregou para ele. Ela deu de presente um carro novo pra o Boni."
"Ele era muito grato a ela por esse gesto generoso", afirma. "Dercy era muito generosa e ao mesmo tempo, muito unha-de-fome. Era uma pessoa muito imprevisível."
O artista lembrou ainda de uma das muitas ocasiões em que a atriz falou um palavrão ao vivo na TV. "Quando ela fez oitenta anos, foi entrevistada no programa da Hebe Camargo por uma jovem repórter, uma foca, que conhecia a Dercy Gonçalves só do 'Jogo da Velha' [quadro do "Domingão do Faustão"]. A primeira pergunta que a menina fez foi 'Você já fez teatro?'. A Dercy respondeu 'Já. Desde o tempo em que a sua mãe dava o c* na zona'. Ela disse isso ao vivo."
Bel Kutner
Intérprete da personagem Amelinha na novela "A Favorita", a atriz Bel Kutner, filha de Paulo José e Dina Sfat, também conheceu Dercy Gonçalves. Para a atriz, a imagem de Dercy é a de "uma mulher forte, engraçada e eterna".
"Era uma pessoa incrível e fazia a melhor carne assada com pimenta. Vai ficar para sempre. Ela sempre falava da carne assada apimentadíssima e um dia me mandou uma carne assada gigantesca."
Segundo Bel Kutner, Dercy falava coisas engraçadas de um jeito "agressivo" e costumava dizer que não gostava de receber flores. "Eu não quero que me mande flor, eu quero que me mande frango. Quer me dar presente, que me dê dinheiro", dizia a humorista.
"Uma personagem muito agressiva, mas de grande coração", conclui Bel Kutner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário