
Globo Rural
Conheça o projeto Prosperar, que ajuda agricultores do Rio a se tornarem industriais.
Às 8h
Programa Prosperar beneficou 60 agroindústrias

Por Julia de Brito
Inclusão integral das agroindústrias familiares no mercado formal. Esta é uma das metas da secretaria de Agricultura do estado do Rio para os quatro anos de governo Sérgio Cabral. Só no ano passado, mais de 60 agroindústrias foram legalizadas com o suporte do Programa de crédito Prosperar, criado em 2003. A iniciativa do governo do estado oferece financiamentos para investimento e custeio de projetos de agricultura familiar, com recursos do FUNDES (Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social) e do Pronof Agroindústria, financiados por meio do Banco do Brasil.
Entre os benefícios para o produtor rural estão crédito facilitado no valor de R$ 50.000,00 (empréstimos individuais) por beneficiário/ano – somando-se crédito e custeio – além de juros efetivos de 2% ao ano, capitalizados mensalmente, e isenção da cobrança de ICMS, em alguns casos.
Patrícia Tiedermann, produtora rural de Nova Friburgo, participou do Prosperar e conseguiu tirar sua empresa da ilegalidade. Seu sítio chamado Rancho Grande produz leite de cabra e derivados. O negócio vem crescendo e a empresa se tornou a primeira a receber o selo de inspeção estadual.
Outro empresário que aderiu ao Prosperar foi Firmino Aguiar da Silva. Ele produz embutidos de suínos. Firmino, após 15 anos, legalizou sua empresa e passou a viver da produção de derivados da carne de porco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário