domingo, 25 de janeiro de 2009

“Caminho das Índias” virou moda

Canal 1
Por: Flávio Ricco

Colaboração: José Carlos Nery

Revigorada

Fernanda Souza (foto) recarregou as baterias em Florianópolis. Agora, se prepara para a nova temporada de gravações do programa “Toma lá, Dá cá”.

Sorte no humor

O humorístico “Toma lá, Dá cá”, de Miguel Falabella, teve o privilégio de ser confirmado na programação 2009 da Globo ainda no segundo semestre do ano passado – ou mais precisamente, no dia 25 de setembro. Nessa data, Falabella participava da coletiva de imprensa da novela “Negócio da China” no Projac, e acabou antecipando a informação para os jornalistas. Também deixou escapar que o programa sofrerá mudanças no elenco, porém não passou daí. Os nomes só deverão ser divulgados em fevereiro. De qualquer forma, Adriana Esteves, Diogo Vilela, Marisa Orth, Arlete Salles, o próprio Falabella e Fernanda Souza são considerados intocáveis. Difícil imaginar o “Toma lá, Dá cá” sem a presença de um deles. Durante toda a sua exibição em 2008, o humorístico registrou bons índices e não deixou a primeira posição escapar. Um dado importante e que certamente pesou a favor de Miguel Falabella. Já com “Negócio da China”, ele não teve a mesma sorte.

Na mira

Juliana Silveira, atualmente em “Chamas da Vida”, continua nos planos da autora Ana Maria Moretzsohn para “Corpos Partidos”.

Programação

Se tudo der certo, “Corpos Partidos” entrará na seqüência da nova novela de Lauro César Muniz, substituta de “Chamas da Vida”. Juliana faria uma vilã.

Concorrência

Para a Bandeirantes, o novo horário do “Jornal da Record” (20h00/Brasília), não foi um bom negócio. Tirou audiência do “Jornal da Band”.

Curtindo

Dalton Vigh chegou e confessa estar bem afinado com o grupo de “Negócio da China”. Não esconde que adorou o convite para viver o bonzinho Otávio. Nos bastidores, até aposta que este tipo o ajudará a pagar os pecados de seus antigos personagens vilões.

Folia pela TV

Devido a pouca frente de capítulos, dificilmente os atores de “Negócio da China” surgirão na Sapucaí. A ordem é priorizar as gravações.

Bancada

Adriana Araújo deve voltar ao “Jornal da Record” entre segunda e terça-feira.

Reconhecimento

Denise Fraga recebeu 5 indicações ao prêmio Shell pelo trabalho no espetáculo “A alma boa de setsuan”, novamente em cartaz em São Paulo.

Por outro lado

Denise Fraga ainda não conseguiu emplacar novo quadro no “Fantástico”.

- Leopoldo Pacheco vai se dividir entre as gravações de “Paraíso”, nova novela das seis, e o espetáculo “Amigas pero no mucho”.

· Alguns filmes que aparecem agora nas chamadas do SBT serão exibidos apenas em 2010.

· É que muitos desses longas-metragens dependem de acertos comerciais.

· Glória Perez rasgou elogios para a abertura da novela “Caminho das Índias” criada por Hans Donner.

· No site de “Caminho das Índias”, a pesquisa: você tem vontade de conhecer a Índia?

· 76% dos participantes responderam sim.

· Letícia Sabatella define sua Yvone em “Caminho das Índias”: “é uma destruidora”.

· Cláudia Abreu, ainda envolvida nas gravações de “Três Irmãs”, acumula convites para o cinema.

· Mas depois da novela, ela só quer saber de férias.

· É isso: o quadro da Katiúscia Canoro – Lady Kate –, em “Zorra Total”, vai passar por reformas.

· Na verdade, já tem gente do programa defendendo o fim deste quadro.

· No entanto, o diretor Maurício Sherman decidiu insistir um pouco mais.

O espetáculo “Cócegas” continua rendendo – e muito - para Heloisa Périssé e Ingrid Guimarães. Não é à toa que elas não param de viajar com a produção pelo País.

Vida longa

A Bandeirantes tem interesse em continuar com os serviços de Luiza Brunet, quando encerrar a programação especial de verão. Um novo contrato só dependerá dela.

Em questão


Ano novo em curso e a Globo arrasta velho problema. O comando do Projac ainda procura soluções para as faixas das 6 e 7 da noite, que apesar dos esforços realizados até aqui, continuam com audiências baixas. Só para se ter uma ideia, a emissora pretendia chegar aos 40 pontos com “Três Irmãs”. Para tanto, gravações iniciadas fora do Brasil, diretor (Dennis Carvalho) do primeiro escalão, estrelas (Carolina Dieckmann, Cláudia Abreu, Giovanna Antonelli, Regina Duarte...) do horário nobre, e muitos efeitos especiais. O altíssimo investimento passou muito longe dos resultados obtidos até agora. Com “Negócio da China” a situação é a mesma. A novela de Miguel Falabella vem derrapando desde a estréia e nem se pode creditar a culpa a Fábio Assunção ou Grazi Massafera. Quando texto e direção não seduzem o telespectador, não existem milagres. O problema está aí e cabe ao alto comando da Globo encará-lo de frente. De preferência, escalando bons autores. Já ajuda muito.

Match point

Caso leve mesmo à frente os seus planos de cursar uma faculdade de artes cênicas, Gustavo Kuerten tem como mira aparecer nas novelas da Globo. Pessoal de “Malhação” já abriu as portas.

Novo bicho


Fique ligado: se receber em seu computador um e-mail do Pedro Bial, por favor, não abra. É um novo vírus que algum gaiato mal intencionado, em tempos de “Big Brother”, resolveu espalhar.

Vai em frente


Entre as carreiras de ator – “Caminhos do Coração” na Record - e a de apresentador - “GAS Sound” na Rede TV!, o músico Toni Garrido levou mais sorte na segunda opção. O programa terá nova temporada na emissora este ano, com exibição antes do “Pânico”.

Novo corte


Por causa do seu próximo trabalho na Globo, a novela “Paraíso”, às seis da tarde, Fernanda Paes Leme ficou dois dias em São Paulo sob os cuidados do cabeleireiro Wanderley Nunes.

Espiando


Boninho, com o “Big Brother” no ar, hoje chega muito cedo e sempre é um dos últimos a sair da Globo. Faz questão de acompanhar tudo que diz respeito ao programa. Se tranca no switcher e fica ali o dia inteiro.

A propósito


Se tem uma coisa que hoje chama atenção no Boninho é o seu novo carro. Um Audi esporte, preto, último modelo. Não consegue passar despercebido por ninguém.

Cláusula contratual


Vicente Sesso vendeu os direitos das novelas “Uma Rosa com Amor” e “Minha Doce Namorada” para o SBT. Nenhuma das duas poderá ser adaptada pela mulher de Silvio Santos, Íris Abravanel. Sesso colocou em contrato que só ele - ou alguém autorizado por ele – poderá realizar este trabalho.

Mau começo


A Record diz que não, mas houve sim um veto da Televisa no que se refere à produção brasileira de “Betty, a feia”. Nenhuma mudança poderá ser feita na história ou número de personagens, como pretendia a emissora brasileira. Os mexicanos deram o contra e a sinopse apresentada por Gisele Joras não foi aprovada.

Vias tortas


Aliás, se Silvio Santos tinha guardado algum desejo de vingança contra a Record, ele acontece neste contrato que a concorrente assinou com a Televisa. Ninguém melhor do que o Silvio sabe o que isto significa.

· O superesportivo Nissan GT-R e o Mercedes ML-320 estão na pauta do “Auto Mais”, neste domingo, duas da tarde, pela Rede TV!.

· Novela da Globo é novela da Globo, com todos os seus efeitos e consequências de sempre.

· As agências de turismo já trabalham com pacotes especiais para a Índia.

· Tudo em decorrência do barulho que “Caminho das Índias” começa a provocar.

· E já existem estilistas trabalhando em criações próximas às roupas utilizadas por Juliana Paes e Eliane Giardini, por exemplo.

· Justo destacar: a melhor cobertura da posse de Barack Obama foi do canal Globo News.

· Pelo menos até fevereiro, a Bandeirantes exibirá edições do “Terra Nativa”.

· Conforme antecipado pela coluna, o programa, comandado pela dupla Guilherme e Santiago, acabou.

· Os sertanejos, agora, se mobilizam para apresentar seu novo CD em outras rede de televisão.

· Enquanto contratados da Band, eles tinham as portas fechadas na concorrência.

· Regina Volpato parece decidida a deixar o SBT. Será o fim do “Casos de Família”?

Difícil imaginar o que vai acontecer com o “Olha você”, programa de todos os finais de tarde, começo de noite, no SBT. Não tem nada de especial. É quase tudo; ao mesmo tempo, não é nada. Não explica porque existe. Tinham tudo para fazer um programa muito bom, mas lamentavelmente não souberam aproveitar essa oportunidade.


Fim de linha


Notícia do blog: “acabou o namoro da atriz Deborah Secco com o jogador Roger, hoje atuando na Arábia Saudita. Pelo menos é o que revelam amigos de ambas as partes”.

Pesos e medidas


A Anatel é extremamente rigorosa e criteriosa na licitação de concessões de rádio e TV. Concessões a título precário. Ao interessado é solicitada vasta documentação. Nada deve constar contra a pessoa, física ou jurídica.

Agora, os mesmos critério e rigor não se observam na revenda ou repasse de concessões. Há todo um mercado em torno disso. As pessoas ou empresas compram, vendem e alugam esses prefixos, como fossem algo próprio. O descontrole é total.

É só olhar o caso dos “concessionários”, que sempre se amarram em contratos lesivos ao nosso sistema de telecomunicações. Apenas a palavra “concessionário” foi abolida e proibida nos interiores das emissoras. Na prática a teoria como sempre é completamente outra.

Está aí o caso da Igreja do Poder Mundial. Nada se exigiu - além de pagamento - de seus responsáveis para se tornarem praticamente donos da Rede 21. Afinal, a igreja passou a ser responsável por 22 horas da sua programação diária. Duas ficaram de fora para não caracterizar o repasse total.

A premissa ou promessa de “formar, informar e entreter" parece que só existe na hora de receber as concessões.

E aí se depara com aquilo de sempre: ou não há uma legislação correta a respeito ou não existe fiscalização.

Outra coisa

Hoje se formam muitas redes de rádios. E também já tem um truque em torno delas. É muito mais barato conseguir ou "comprar" rádios educativas ou comunitárias do que uma rádio comercial. Basta abrir uma fundação ou associação, que o trâmite em Brasília é tranqüilo. A partir disso, passam a operar como emissora comercial, como se fosse uma rede bem estruturada.

No caixa


Não sabia disso. Só ontem, via Folha, tomei conhecimento dos cartões corporativos da TV Brasil. Esse nosso país é uma festa.

Do not perturb


A autora Gisele Joras está consertando a sinopse de “Betty a feia”, primeira novela da parceria com a Televisa. Segundo se informa, a ordem é fazer exatamente o que eles, os mexicanos, querem... Até porque, a Televisa também vai pagar a conta. É bom não contrariar.

Faz de novo


Não são boas as informações que chegam da Anhanguera em relação aos capítulos já escritos de “Véu de Noiva”, novela do acervo de rádio de Janete Clair. A equipe de Íris Abravanel é a responsável pela adaptação. Um executivo do SBT informa que o trabalho não ficou bom. Terá que ser refeito.

Leitura

Marcio Trigo, gente boa da Globo, está lançando o seu oitavo livro, agora em própria casa, a Mirabolante. Neste trabalho, com a história de duas mulheres, que não se desgrudaram pra nada, ele mostra o real valor da amizade. Ilustrações de Mariana Massarini. Em São Paulo, autógrafos neste sábado, a partir das 4 da tarde, na Livraria da Vila.

Tudo em casa


O cantor e ator João Sabiá, que participou do “Fama”, foi convocado para o elenco de “Paraíso”, a próxima das 6 na Globo. Ele viverá o engenheiro Marcos, namorado de Paula Barbosa de Bernardo, sobrinha de Benedito Ruy Barbosa, que faz estréia nas novelas.

Baiano


Agora é rotina: toda sexta-feira, Oliveira Andrade embarca de São Paulo com destino a Salvador, para transmitir os jogos do campeonato baiano, nos finais de semana, pela Record. Campeão de audiência.

Aprendiz


Com estréia prevista para abril, na Record, o programa “Aprendiz - 6 Universitário”, comandado por Roberto Justus, inicia gravações na próxima terça-feira. Os 18 participantes ficarão confinados a partir desta sexta-feira.

Então é assim


No “SBT Brasil” de quarta-feira, o inusitado: Carlos Nascimento chama, na passagem de bloco, noticiário sobre a posse de Barack Obama. Entra o intervalo, volta e nada do Obama. É exibida matéria de uma nova tecnologia em cirurgias no México e, sem mais nem menos, o jornal acaba. Termina, como o dono manda terminar, sempre junto com a novela da Globo. E, repito, nada do Obama. Fazer jornalismo no SBT não é fácil.

· No lançamento do livro dos autores da Globo, quarta-feira, no Rio, Miguel Falabella estava interessado em saber se irá receber algum por conta dele.

· João Emanuel Carneiro quase não foi reconhecido pela maioria. Andou à vontade pela livraria.

· Silvio de Abreu, Manoel Carlos e Gilberto Braga, simpáticos, atenderam a todos.

· Glória Perez, preocupada com o capítulo de “Caminhos das Índias” saiu rapidinho.

· Benedito Ruy Barbosa foi com o filho, e Aguinaldo Silva, viajando, não compareceu.

· Na próxima segunda-feira estréia a minissérie, 5 capítulos, “Deu a Louca no Tempo”.

· O texto é de Paulo Cursino, direção de Marcos Figueiredo e elenco com Renato Aragão à frente.

· Vai ao ar antes da “Malhação”.

· A atriz Walderez de Barros também foi confirmada pela Globo no elenco de “Paraíso”.

· No início de fevereiro começam na Globo os trabalhos da novela do Manoel Carlos, substituta de “Caminho das Índias”.

C´est fini
Efeito da crise: a ocupação dos hotéis em Las Vegas, durante a Napte, que começa hoje, observa movimento 15% menor em relação ao ano passado. Segundo se informa, surpreendeu o número de reservas canceladas. E é isso. Tchau!

Nenhum comentário:

Programação TV Aberta terça-feira 29-06-2021

Programação das emissoras de TV Aberta desta terça-feira  29-06-2021 Grade de Programação da TV Aberta  CULTURA 05∶30 Inglês com Música Ca...