segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Na semana do Carnaval, A Arte de Cartola é contada e cantada por grandes nomes do samba

Na semana do Carnaval, A Arte de Cartola é contada e cantada por grandes nomes do samba

Sessão Saiba Primeiro

Documentário musical, que vai ao ar na TV Cultura no domingo (22), tem as participações de Leci Brandão, Dudu Nobre e Teresa Cristina

Em pleno domingo de Carnaval, a TV Cultura presta justa homenagem a um dos principais ícones do samba carioca, o cantor e compositor Cartola, fundador de uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, a Estação Primeira de Mangueira.

Neste dia (22/02), a partir das 20h, a emissora leva ao ar o documentário musical Mosaicos - A Arte de Cartola, que mistura imagens de arquivo com gravações inéditas, e conta com as participações dos cantores Dudu Nobre, Leci Brandão, Teresa Cristina e Miguel dos Anjos, e da pesquisadora Marília Trindade Barboza, biógrafa do sambista.

Mosaicos recupera no acervo da TV Cultura diversas participações de Cartola em programas históricos da emissora, como MPB Especial (1973 e 1974), Panorama (1976), MPB Histórias (TV Tupi, 1976) e Vox Populi (1979). E ainda apresenta cenas do filme Ganga Zumba, dirigido pelo cineasta Cacá Diegues, em 1964, no qual Cartola aparece como ator.

Nascido no Rio de Janeiro e tendo passado a infância no bairro das Laranjeiras, Cartola (1908-1980) mudou-se ainda jovem para o Morro da Mangueira, onde fez amizade com bambas como Carlos Cachaça. Seu apelido teve origem por causa de um emprego como servente de obra. Ao usar um chapéu-coco para se proteger do cimento que caía em sua cabeça, passou a ser chamado de Cartola. Foi um dos criadores do Bloco dos Arengueiros, cujo núcleo, em 1928, fundaria a Estação Primeira de Mangueira. As cores (verde-rosa) e o nome da escola foram escolhidos por Cartola, que compôs também o primeiro samba da agremiação, Chega de Demanda.

As músicas do sambista ganharam projeção nos anos 1930, sendo gravados por nomes ilustres como Francisco Alves, Mário Reis, Silvio Caldas e Carmen Miranda. No entanto, a partir de meados da década seguinte, Cartola desaparece do cenário artístico para só retornar em 1956, quando foi redescoberto pelo jornalista Sérgio Porto, trabalhando como lavador de carros, em Ipanema.

Seu nome ganha nova projeção em 1964, com a abertura do Zicartola, misto de restaurante e casa de samba que dividia com sua esposa, Dona Zica. O local tornou-se, ao mesmo tempo, reduto de intelectuais, compositores do morro e jovens de classe média. Após dois anos de atividade, o Zicartola fechou as portas, mais uma vez obrigando o compositor a dividir sua atividade de sambista com outros empregos para se sustentar.

Seu primeiro disco solo seria gravado somente em 1974, quando já completara 66 anos. Entre as principais músicas de sua obra estão As Rosas Não Falam, O Mundo É um Moinho, O Sol Nascerá (com Elton Medeiros), Quem Me Vê Sorrindo (com Carlos Cachaça) e Alvorada (com Carlos Cachaça e Hermínio Bello de Carvalho). Cartola faleceu em 1980.

Repertório dos convidados:

* Minha (Cartola) com Dudu Nobre
* Corra e olhe o céu (Cartola/Dalmo Castelo) com Leci Brandão
* Vai, amigo (Cartola) com Teresa Cristina
* Ao amanhecer (Cartola) com Miguel dos Anjos
* Sofreguidão (Cartola/Elton Medeiros) com Leci Brandão
* Tive sim (Cartola) com Dudu Nobre
* Evite o meu amor (Cartola) com Teresa Cristina
* Acontece (Cartola) com Leci Brandão
* Cordas de aço (Cartola) com Miguel dos Anjos

PROGRAMA MOSAICOS_EQUIPE

Coordenador do Núcleo de Música/TV Cultura: Fernando Faro
Direção: Nico Prado
Roteiro: Alexandre Pavan
Produção: Fernando Abdo
Produção musical: César Gavin
Assistentes de produção: Deborah Morabia, Ivo Madruga e Luiz Felipe Trezza
Estagiário: Fernando Faria

Nenhum comentário:

Programação TV Aberta terça-feira 29-06-2021

Programação das emissoras de TV Aberta desta terça-feira  29-06-2021 Grade de Programação da TV Aberta  CULTURA 05∶30 Inglês com Música Ca...