
O objetivo da missão é fazer descobertas no Nordeste brasileiro. Por lá, nossos aventureiros conhecem a biodiversidade da região, o lado verde do agreste.
Já no encontro do rio Parnaíba com o mar, a busca é pela vida que se multiplica. Os moradores tiram sustento do lodo e a natureza rende cenários de cinema.
E quando se fala desta região, o ponto mais conhecido é o Delta do Parnaíba. Uma região dividida em pequenos pedaços do paraíso: são 80 ilhas e ilhotas.
Uma região de muitas belezas e uma grande variedade de ecossistemas. Dunas, matas e um berçário da vida. O ecossistema mais abundante na região é o mangue. Representa aproximadamente 80% da cobertura do Delta do Parnaíba.
O regime de marés traz nutrientes importantes para alimentação e também a reprodução de várias espécies. Por isso, para explorar os igarapés é preciso estar atento. Há sempre alguma surpresa pelo caminho.
O mangue é um lugar sagrado para os moradores, é dali que sai o sustento de muitas famílias com a coleta de caranguejos.
Já na ilha do Caju, a fauna e a flora são protegidos por lei federal. Os cavalos-marinhos também precisam de proteção, são muito caçados para aquários e por causa da crendice popular.
E são muitas as curiosidades sobre esta espécie de peixe: os filhotes são cuidados pelo macho; são bichos conhecidos como camaleões do mar porque possuem o poder da camuflagem, mudam rapidamente de cor. Os ossos de baleias e de golfinhos ganharam acervo no Centro de Educação Ambiental da Vida Marinha, onde os pesquisadores realizam estudos dos cetáceos.
Quando a equipe do Terra da Gente segue para o sertão do Piauí, descobre um conjunto de fendas naturais com 180 quilômetros que cortam parte do Estado. São os cânions do rio Poty. Durante milhares de anos, dessas rochas surgiu ainda uma fortaleza: a Pedra do Castelo. Neste reino natural de rochas, o sertanejo construiu a fé nos milagres da Santa da Pedra.
O Piauí é um paraíso para estrangeiro ver e morar. Nossa equipe conheceu um francês que trocou Paris pelas praias e uma tranquila vida na vila pescadores.
Na Hora do Rancho, a culinária é típica do Piauí: capote com paçoca.
E-mail: programa@terradagente.com.br
Telefone: (19) 3776.6460 / 3776.6593
Nenhum comentário:
Postar um comentário