As últimas notícias da televisão
A Globo ainda não é uma emissora - totalmente - do Brasil
Há, sim, uma certa provocação quando a Globo é identificada como “emissora carioca”. Mesmo com as suas raízes no Rio, e muito se orgulhe disto, já de algum tempo a sua direção vem trabalhando para que ela possa ser vista como uma televisão de todos os brasileiros.
E é assim que deve ser.
Mas ainda existem antigas distorções que até agora não foram convenientemente atacadas. Uma delas diz respeito às transmissões do futebol. Como se sabe, em todas as quartas-feiras ou domingos, as emissoras da rede se dividem para atender os interesses regionais. Nada mais justo. Acontece que a chamada “transmissão de rede” ainda resiste em transmitir apenas aos jogos dos times do Rio de Janeiro, por mais importantes que sejam as partidas de outras praças.
Estima-se em algo muito próximo de 20 milhões de residências que utilizam antena parabólica em todo o país, atendendo a um público de mais de 50 milhões de pessoas.
Esses telespectadores, ainda no Brasileiro atual, são sempre levados pela Globo a acompanhar o Fluminense, Botafogo e Flamengo, pouco importando as suas posições na tabela de classificação. Algo que também pode explicar porque o Flamengo continua com a maior torcida em todo o País. Antes foi por causa do rádio, nos dias atuais, muito provavelmente pela sua exposição na TV.
Hoje, são muitos os interesses no futebol, que extrapolam as quatro linhas do gramado. Existem a venda de camisas e outros muitos produtos, incluindo os patrocínios, que a vitrine proporcionada pela televisão ajuda a comercializar com muito mais facilidade.
Hoje, enxergando-se como uma emissora nacional, entende-se que o jogo da rede na Globo teria que ser sempre o mais importante da rodada. Nada diferente dele. E não permanecer engessada a um critério que vigora desde os seus primórdios.
TV Tudo
Detalhe
Apenas para completar o assunto inicial, convém esclarecer que não há medição de audiência nas parabólicas. Portanto, este também é um aspecto que deve ser desconsiderado.
Olha que coisa
É tão desproporcional a diferença da Globo com relação as outras emissoras, que a audiência dos dois últimos capítulos de “Caminho das Índias” foi quase 20 vezes maior que a da Record, segundo lugar no horário, e cerca de 40 vezes maior que a do SBT, terceiro lugar.
E mais
Uma coisa tão maluca, que na sexta-feira a direção da Bandeirantes distribuiu um e-mail a todos os seus setores, determinando que os aparelhos de televisão existentes nas suas dependências não poderiam estar sintonizados em outras emissoras. E tudo por causa do final da novela de Glória Perez.
Talento
Marcius Melhem, hoje, já está entre os principais nomes do humor na nossa tevê. Finalmente alguém da escola do Chico, Tom e companhia bela. Escreve e interpreta. Alguma coisa também muito próxima do Miguel Falabella. E, com uma vantagem: não tem pose de estrela.
Gravado
Está pronto o piloto de um novo programa com a Kelly Key na Record. Foi feito pelo Alexandre Frota. Caso venha a ser aprovado, um outro diretor deverá tocar os trabalhos.
Olha só
O SBT pretende mexer com as suas madrugadas. O lançamento de um novo programa pode ser anunciado para breve. Aliás, foi este o motivo de uma reunião do Silvio Santos com Helen Ganzarolli na semana passada.
Teatro
“A vida começa aos 60”, nova peça do Aguinaldo Silva, terá Nívea Maria como protagonista. Ela dará início aos ensaios daqui a um mês, depois de um descanso da novela “Caminho das Índias”.
Irene Ravache chegou a ser sondada para fazer a direção, mas não aceitou porque já tem compromisso pela frente - “Passione”, a nova novela de Silvio de Abreu. Cécil Thiré, chamado, já aceitou.
Primeiro jogo
Na quinta-feira, 15h50, a Rede TV! dará início aos trabalhos da Uefa Europe League. Ao vivo e exclusivo na tevê aberta. O jogo é Benfica, de Portugal, contra Bate Borisov, da Bielorrúsia.
Narração de Luís Alfredo, comentários de Edmundo e Bruno Prado, com apresentação de Flávia Noronha.
Disputa
A gravadora Sony, através de novo trabalho de Ana Carolina, voltou à liderança no País. “Nove”, álbum da cantora, é o mais vendido atualmente. Logo atrás, a Som Livre, braço fonográfico da Globo, com (“Caminho das Índias Internacional”) e (“Paraíso”).
Como fica
A Bandeirantes deve oficializar nos próximos dias as diversas mudanças na sua programação.
O “Dia Dia”, edição manhã, deve ser reduzido. O quadro da cozinha com 30 minutos e o restante também diminuído, para permitir a entrada de, possivelmente, uma sessão de desenhos.
À tarde haverá uma outra edição do “Dia Dia”, algo que atenda a relação audiência/faturamento (merchandisings).
Bate – Rebate
• No Rio, começaram as reuniões, lideradas pelo diretor Alexandre Avancini, visando os trabalhos do filme “A lei e o crime”, baseado no seriado já exibido pela Record.
• Está praticamente certa a presença de um produtor americano no projeto, que será rodado a partir de abril.
• No elenco: Ângelo Paes Leme, Francisca Queiroz, Heitor Martinez e Aline Borges, entre outros.
• Ariel Jacobowitz, recuperado de um acidente doméstico, hoje reassume a direção do programa da Hebe Camargo no SBT.
• Hoje, se ninguém mudar nada durante o dia, Bandeirantes, Record, Gazeta e SBT estarão apresentando os seus telejornais no mesmo horário.
• A Globo pretende dar início as gravações de “Bom dia Frankenstein” nos primeiros dias de outubro.
• Por enquanto, o elenco participa de um workshop no Projac.
• A Rede TV! também poderá realizar pequenos ajustes em sua programação ainda no decorrer deste ano.
• A Record, por sua vez, agora corre atrás de diretores para os seus programas.
• Não houve reposição das baixas sofridas, principalmente para o SBT, nos últimos tempos.
C´est fini
A Jovem Pan, no “Jornal de Serviços”, semana passada, ouviu Tony Ramos, Glória Perez, Eliane Giardini e Antonio Calloni. Trabalho do Oliveira Andrade e José Armando Vanucci, repercutido por toda a imprensa. Aliás, quem viu Tony Ramos, Lima Duarte e Laura Cardoso em cena, nos capítulos de quinta e sexta em “Caminho das Índias”, ficou com a certeza que em novela existe, sim, espaço para a melhor arte de representar. E alguém poderia perguntar: o que os 3 têm em comum? Resposta: todos começaram na escola da Tupi.
Equipe do SBT está viajando hoje para Macapá. Maíra Cardi e David Brasil gravam lá mais um “Trocando as bolas”, quadro do “Domingo legal”.
Autora de Malhação abandona universo adolescente
Na próxima semana, a autora Patrícia Moretzsohn deve entregar os últimos capítulos da atual temporada de “Malhação”. Conforme informado, promessa de final movimentado. Além da presença de Cláudia Leitte, haverá um festival de música na última semana do programa, fechando o ciclo que iniciou com o festival de Canoa Quebrada no começo do ano. Apresentações de Yasmin Fontes (Mariana Rios) e da Quadribanda, mas também de bandas convidadas. As gravações serão concluídas em meados de outubro. “Malhação” tem alcançado média de 24 pontos e vai passar a bola redondidinha para a equipe de Ricardo Hofstetterer e Mário Márcio Bandarra, cuja temporada estreia dia 9 de novembro. Por sua vez, Patrícia Moretzsohn sai de férias em outubro – vai para a Turquia -, mas já começou a pensar em um novo projeto para a Rede Globo. Trata-se inclusive de uma investida que não tem nada a ver com o universo adolescente. Na verdade, ela decidiu se afastar desse público por um tempo. A autora pretende desenvolver um seriado adulto que vai misturar religião, ação e mitologia. Está confiante que tem uma boa história para contar.
Sem parar
Guilherme Weber concluiu participação em “Malhação” e já está à disposição de “Bom dia Frankenstein”, novela que substituirá “Caras & Bocas”. Na próxima global das sete, ele viverá um vilão cômico, formando par com Grazi Massafera – que fará sua primeira vilã em novelas da Globo. Estreia em janeiro de 2010.
Na luta
Elizabeth Jihn está novamente na disputa por um espaço na faixa das seis da Globo. Ela entregou a sinopse de “Além da vida” para a direção de Entretenimento da emissora, que agora avalia o trabalho. A última novela da autora, exibida em 2007, foi “Eterna Magia”, produção de época com bruxarias e lendas, protagonizada por Malu Mader, Thiago Lacerda, Maria Flor e Cássia Kiss. Não foi bem de audiência, chegando inclusive a ser tachada de “eterna agonia” por profissionais da própria Globo.
Data escolhida
A Record vai estrear ainda este mês o programa “O Preço Certo”. Será no dia 28, à tarde, mas o horário exato ainda não foi nem definido.
Indefinido
Existe ainda uma dúvida sobre quem será o apresentador de “O Preço Certo”.
Vários nomes cogitados, inclusive profissionais de outras emissoras, mas parece que a ordem é aproveitar alguém da casa. Carlinhos, da “Fazenda”, por exemplo, foi chamado para gravar um piloto.
Roteiro
Pego de surpresa com o convite para viver um dos protagonistas de “Passione”, a substituta de “Viver a Vida”, Rodrigo Lombardi já a partir de janeiro começa a gravar a nova novela de Silvio de Abreu. Nos próximos dias, depois de colocar a casa em ordem, vai viajar com a mulher, Betty Baumgarten, mas não será para o exterior. Em seguida, começa a se preparar para “Passione”.
Dúvida
Quem liga para a revista”Caras” tem logo uma surpresa no seu atendimento. Ou é o Cid Moreira ou alguém que imita direitinho a voz dele. Tudo muito interessante, especialmente o “voltar ao mini(sic)” anterior.
Vira bagunça
Há um outro importante detalhe a ser considerado por SBT e Record em suas intermináveis mudanças nas programações. Não há o menor respeito com o telespectador. Quanto a isto, nenhuma dúvida. Mas também não existe a mínima consideração com os anunciantes, que – até segunda ordem, pelo menos – são as principais fontes de receitas dessas emissoras. Vendem uma coisa mas nunca garantem o horário de entrega. Assim não dá.
Cinema
Em outubro Oscar Magrini inicia as filmagens de “Correndo pela parede”. O projeto é de Marcos Barbosa, neto do autor Benedito Ruy Barbosa.
Domínio
Quem acompanhou as primeiras gravações do “1 contra 100”, que estreia dia 16 no SBT, pôde notar como o empresário Roberto Justus dominou rapidamente o esquema do programa. Parava algumas vezes, mas para corrigir detalhes de iluminação. No mais, tudo de primeira.
Olimpíada de 2016
No dia 2 de outubro acontece o anúncio da cidade sede da Olimpíada de 2016. Rio de Janeiro é candidata. Os horários previstos são 8h45 às 19h00, horário de Copenhagen: 3h45 da manhã e 14h00, no Brasil. No início as apresentações das sedes. A do Rio está prevista para 12h05 (7h05 no Brasil). O anúncio acontecerá entre 13h30 e 14h00 aproximadamente.
É do ramo
Simone Spoladore, e todo mundo já percebeu, virou o grande destaque de “Bela a feia”, na Record. Sua personagem, uma vilã cômica, passou a concentrar a maior parte das cenas da novela. Está atacando em todos os lados do campo e se dando bem. Modesta, diz que sua área é o cinema. Mas está batendo um bolão na TV.
Bate – Rebate
• O programa “Qual é o seu talento?” ganhou uma nova rodada de gravações no SBT.
• Aliás, até em função disso, ninguém na emissora acredita mais na volta de “Astros”.
• Por sua vez, a equipe do “Ídolos”, da Record, se prepara para o duelo com Roberto Justus na próxima quarta.
• Curiosamente, no SBT, o pessoal do “1 contra 100” mostra preocupação apenas com o futebol da Globo.
• Tem gente no SBT sonhando com a atriz Tânia Kalill no elenco de “Uma rosa com amor”.
• A mexicana Televisa tem interesse em gravar nas instalações da Record em Itu (SP), cenário do reality “A Fazenda”, no entanto não existe um acordo fechado.
• A direção da Globo está apostando nos atores Fernanda Vasconcellos e Thiago Rodrigues, protagonistas de “Bom dia Frankenstein”.
• Entende que eles têm tudo para repetir o sucesso de seus personagens em “Páginas da Vida”.
• Giovanna Antonelli não arquivou projeto de um seriado de humor.
• A atriz pretende retomar o assunto quando concluir seu trabalho em “Viver a Vida”.
C’est fini
Helen Ganzarolli já está às voltas com um programa de pegadinhas no SBT. Ainda sem data de estreia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário