Som Brasil - Renato Russo | 25/09 sab 01h50 | Globo - Musical | Som Brasil tem como protagonista a música popular brasileira. O programa irá homenagear grandes astros da MPB, remixando suas canções e apresentando novos talentos. Direção: Luiz Gleiser |
Som Brasil homenageia o cantor Renato Russo nesta sexta, 25 de setembro
Zélia Ducan, Leila Pinheiro e a banda Moptop estão entre os convidados
Divulgação/TV Globo

A cantora Zélia Duncan ao lado da apresentadora do Som Brasil, Camila Pitanga
- Se uma pessoa prestar atenção nas letras da Legião Urbana, vai notar que aquilo foi dito para ela mesma. As pessoas têm uma curiosidade para saber se somos sinceros, se somos realmente honestos no que a gente faz, se as experiências são realmente coisas que a gente viveu - declarou, certa vez, o cantor Renato Russo, homenageado do Som Brasil deste mês.
O programa será exibido na virada de sexta-feira, dia 25 de setembro, para sábado, a partir de 1h50, logo após o Programa do Jô.
Divulgação/TV Globo

A banda Moptop vai interpretar uma das canções de Renato Russo
Nascido em 27 de março de 1960, no Rio de Janeiro, Renato Manfredini Júnior teve seu primeiro contato com a cultura americana aos 7 anos de idade, quando foi morar com a família em Nova York. Aos 13 anos, ele se mudou para Brasília onde, cinco anos depois, criou seu primeiro grupo, o Aborto Elétrico, influenciado pelo punk rock britânico. Em 1982, ele montou a Legião Urbana ao lado do guitarrista Dado Villa-Lobos e do baterista Marcelo Bonfá, entrando definitivamente para a história do rock brasileiro. O cantor faleceu prematuramente há treze anos e, entre o trabalho com a Legião e a carreira solo, deixou um legado de 14 discos que já venderam mais de 15 milhões de cópias.
Para relembrar alguns dos maiores sucessos de Renato Russo, Camila Pitanga receberá no palco do Som Brasil a cantora gaúcha Leila Pinheiro; o cantor e compositor carioca Jay Vaquer; e banda de indie rock carioca Moptop; além de uma das principais intérpretes da geração de 1990, Zélia Duncan. Os convidados interpretarão canções como “Quase sem querer”, “Tempo Perdido”, “Ainda é Cedo”, “Montecastelo”, “Será?”, “Índios” e “Que País é Esse?”.
O cantor Jay Vaquer, filho da cantora paraense Jane Duboc, interpretará os sucessos “Pais e Filhos”, “Monte Castelo” e “Será” no especial e diz estar muito feliz por participar:
- Sempre gostei do trabalho dele. Ele faz parte, definitivamente, das minhas influências musicais. Nunca tinha cantado músicas do Renato nos meus shows porque eu tenho essa característica de apresentar músicas 100% próprias. Mas eu e a banda curtimos tanto os arranjos que surgiu a ideia de tocar, a partir de agora, uma dessas três músicas nos nossos shows. A gente conseguiu imprimir uma digital do nosso trabalho nesses arranjos novos que fizemos das músicas do Renato e da Legião.
Zélia Ducan, em meio ao lançamento do novo CD “Pelo Sabor do Gesto”, revelou que não podia perder o Som Brasil Renato Russo:
- Tinha que vir, o Renato é um clássico! – Disse Zélia ao cumprimentar a banda Moptop.
Entre as personalidades que estarão no programa, a cantora Leila Pinheiro foi convidada por Luiz Gleiser e pelo Ricardo Leão para participar da homenagem.
- Eles sabiam que eu estava fazendo uma trabalho sobre a Legião Urbana e o Renato. E eu, imediatamente, topei estar aqui cantando três músicas ”Ainda é Cedo”, “Eu sei” e “Índios”. Por coincidência, “Índios” e “Ainda é Cedo” são as minhas prediletas da Legião Urbana e eles escolheram essas para mim. Foi muito bacana!
Jay Vaquer gostaria que o Som Brasil homenageasse outros nomes importantes da música brasileira:
- Eu já conhecia o programa e sempre fiquei de olho pensando em quem eu acharia bacana ver homenageado aqui. Acho que seria bom um do Cazuza, Caetano Veloso, Djavan, Chico Buarque e Marina Lima. Ainda tem muita gente boa para homenagear.
Já Leila Pinheiro admitiu ter um ídolo que ainda não foi homenageado pelo programa:
- Eu gostaria de homenagear no palco do Som Brasil meu mestre Tom Jobim. Seria muito interessante ver o Jobim na voz das novas gerações. Outros mestres meus como João Bosco e Ivan Lins, que já foram homenageados aqui. Então, acho que está na hora do Jobim.
Com direção-geral e de núcleo de Luiz Gleiser, e direção de Mariozinho Meireles e Sergio Cunha, Som Brasil Renato Russo será exibido dia 25 setembro, sexta-feira, após o Programa do Jô. Escrito por Flávio Marinho e Rafael Dragaud, a produção musical da atração leva as assinaturas de Guto Graça Mello, Yuri Cunha e Ricardo Leão e a coordenação musical é de Wagner Faria. Fernando Schmidt assina a cenografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário