sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O complicado caso da venda de horários na TV

Por: Flávio Ricco
Colaboração: José Carlos Nery

 Intervalo

Fernanda Paes Leme, Marcelo Faria e Duda Ribeiro, com o espetáculo “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, se apresentam sábado e domingo no Recife. Depois, um pequeno intervalo. Mas ainda em novembro a peça voltará aos palcos de outras importantes cidades brasileiras.

O complicado caso da venda de horários na TV

A direção da Rede TV! revelou há poucos dias a sua intenção de acabar com a venda de horários em 2010. Que os anjos do Céu digam Amém! Há muito se busca maior equilíbrio, em defesa de uma televisão melhor e da preservação do próprio mercado de trabalho. Mas o panorama ainda é desanimador. Hoje, o “21”, empresa do Grupo Bandeirantes, com 22 horas/dia vendidas, está praticamente entregue nas mãos da Igreja Mundial, do Valdemiro Santiago. Um caso ou número tão extremo, que nem deve ser contabilizado. Aplicando-se o mesmo a SBT e Globo, emissoras sempre contrárias a esta prática, a Rede TV! hoje ocupa folgada liderança no repasse de espaços entre todas as grandes redes de televisão. Em um mês, são vendidas 318h20 contra apenas 363 horas de produção própria. Uma relação muito distante da desejada. A seguir, dentro do mesmo quadro, aparece a Record, que tem a IURD como única e principal cliente. No confronto do que é produzido por ela, 492 hs., 181h20 são ocupadas pela Igreja Universal. E, por último, a Bandeirantes, 519 horas próprias e 153h40 vendidas. Este é o quadro. Em alguns casos, bem tenebroso.
0
Fila das 6

Finalmente, está formada a fila das próximas novelas da Globo no horário das 6 da tarde. Elizabeth Jhin teve a sua sinopse aprovada e foi escolhida para escrever a substituta de “Cama de Gato”, das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid. O título de trabalho, que pode virar definitivo, é “Além da Vida”. Depois da Elizabeth, também já está definido, será a vez do Walther Negrão, com uma história no Alto Araguaia. Isto atende todo o ano que vem e princípio de 2.011.

E atenção

Aldrin Mazzei, responsável pelo “Esquadrão da Moda”, bom programa do SBT, teve demorada reunião com Monica Pimentel, do Artístico da Rede TV! e saiu com o convite para dirigir o reality “No Tanque dos Tubarões”, que estreia no ano que vem. Ficou de pensar.

Solitaire

O SBT está dando rápido andamento na produção do seu novo reality show, “Solitaire”, levando todos a imaginar que a sua estreia pode acontecer a qualquer momento. Os trabalhos no Estúdio 6 da Anhanguera acontecem em ritmo acelerado. As 9 cabines, em formato octogonal, estão montadas e prontas para receber os concorrentes em igual número. Todas com os seus respectivos banheiros em fiberglass. O único inconveniente é que, no momento da necessidade, o participante será obrigado a sair de joelho. De gatinho. Mas é um detalhe. Cada cabine tem 5 câmeras, que serão operadas ininterruptamente, nas 24 horas do dia. Também foram montadas 5 switchers e uma ilha de edição Express ao lado do estúdio.

Mal estar

Declaração do genro Marcos Buaiz, dizendo que o sogro Zezé di Camargo está cercado de abutres, ainda repercute. Faltou dar nome aos bois. Quero dizer, aos abutres. Tem muita gente boa se sentindo ofendida. E com a maior das razões.

Ester em janeiro

A estreia da minissérie bíblica "A História de Ester", inicialmente anunciada para 14 de dezembro, só será exibida a partir de 11 de janeiro. A mudança, decidida na tarde de anteontem, foi determinada por ajustes que a Record resolveu realizar em sua grade de programação.

Fazendeira

A atriz e dançarina Sheila Mello conseguiu se entender com a Record, informa um diretor da emissora que prefere não se identificar. Portanto, logo depois da sua passagem pela segunda edição do reality “A Fazenda”, com estreia prevista para novembro, ela poderá ser vista nas novelas da Record. Sheila Mello, após deixar o grupo “É o Tchan”, frequentou cursos de interpretação e atuou em peças teatrais. Trabalhar em novelas era a sua exigência para participar do programa.

Pé atrás

Ainda em relação ao reality “A Fazenda 2”, circulou comentário de que a Record poderia adiar o lançamento para janeiro de 2010 devido as dificuldades de se conseguir um bom elenco agora. Celebridades estariam se recusando a ficar confinadas no Natal e réveillon. Consultada, a emissora informou que não houve mudança. Novembro continua valendo.

Ordem do dia

Roberto Cabrini já tem 4 reportagens finalizadas para a sua estreia no SBT. Percebe-se, inclusive, que há um grande empenho e capricho dos vários setores da emissora para o lançamento do seu programa.

Salto ornamental

O telespectador do “Cine Belas Artes”, do SBT, certamente se surpreendeu durante a exibição de “O Advogado do Diabo”, com Keanu Reaves e Al Pacino nos principais papéis, levado ao ar no último sábado. Ali pela metade, pularam simplesmente uns 20 minutos do filme. Como já foi apresentado umas 5 ou 6 vezes, no mínimo, presumiram que o telespectador já conhecia a história.

Atraso

Apesar de o autor Tiago Santiago estar adiantado com os capítulos de “Uma Rosa com Amor”, essa mesma agilidade não se observa em outros setores da novela. Por conta disso, as gravações da substituta de “Vende-se um véu de noiva” só deverão começar em dezembro.

História do Twitter

Hoje todo mundo tem o seu. E, por mais assustador, escrevendo coisas que podem mudar a história da humanidade. Willian Bonner, por exemplo: “agora estou comendo”. Ou Rubens Barrichello: “vou chupar um sorvete”. Mas não é?

Põe na tela

Wellington Muniz, o Ceará, depois da sátira em cima da Marília Gabriela, prepara uma outra, que tem José Luiz Datena como “fonte de inspiração”. Dantena é o tipo. Para a composição do personagem, Ceará já encomendou uma peruca, e dela sairá uma antena – daí o nome.

Empenho

O reality show “Project Runaway”, novidade da Record antecipada pela coluna, que movimenta aspirantes a estilistas, está cotado para estrear na emissora em 2010. Ana Hickmann, convidada para a apresentação, tem se empenhado pessoalmente para que o programa possa entrar na grade logo no primeiro semestre.

Bate - Rebate

·Entre os dias 6 e 7 do mês que vem, Adriane Galisteu estará gravando externas do seu programa da Band em João Pessoa.

·Christina Rocha encerra a temporada do “Casos de Família” do SBT em 19 de dezembro.

·A equipe só voltará a se reunir no dia 11 de janeiro. Existem ordens superiores, no entanto, para deixar programas inéditos gravados.

·Ainda a propósito da Christina, no ano que vem ela pretende levar a frente o seu projeto de viagens com o “Casos de Família” pelas afiliadas do SBT.

·Pessoal da área musical acredita que a Record só tem a ganhar com a saída da Sony e entrada da Warner no programa “Ídolos”.

·Porem, a opinião é geral: o nível dos candidatos deste ano é baixo. Não houve um que realmente empolgasse.

·Silvio Santos não vai mexer na sua programação até fevereiro.

·Isto, entre outras coisas, significa que o programa do Roberto Justus vai continuar com o seu “1 contra 100” nas noites de quarta-feira.

·Outro exemplo é a Hebe Camargo: mesmo com a sua audiência capengando, já de algum tempo não houve mudança no seu horário.

·É um novo SBT. Ou um Silvio Santos que até então ninguém conhecia.

·Depois de gravar pilotos diários, Silvia Poppovic estreia segunda-feira no “Dia Dia” da Band.

C´est fini

Olha que boa notícia: chamado por Paulo Nicolau, diretor de jornalismo da emissora, o experiente Goulart de Andrade acertou com o SBT. E já está em campo preparando a sua primeira matéria. Então ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Nenhum comentário:

Programação TV Aberta terça-feira 29-06-2021

Programação das emissoras de TV Aberta desta terça-feira  29-06-2021 Grade de Programação da TV Aberta  CULTURA 05∶30 Inglês com Música Ca...