quinta-feira, 19 de novembro de 2009

22/11 Belluzzo questiona a idoneidade de Simon no Provocações

Provocações | 22/11 sex 22h00 | Tv Cultura - Entrevistas|

Programa voltado para a divulgação de produções independentes, exibe filmes e vídeos de ficção, documentários e experimentais, de curta ou média metragem realizados por diretores brasileiros.

Belluzzo questiona a idoneidade de Simon no Provocações

Economista e presidente do Palmeiras fala sobre suas decepções com o futebol, influências políticas e o desejo de voltar a dar aulas

Um professor universitário de sucesso e economista com extensa carreira que deixou tudo isso em segundo plano para se tornar, desde janeiro deste ano, presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras. Luiz Gonzaga Belluzzo fica frente a frente com Antônio Abujamra no Provocações deste domingo (22/11), exibido pela TV Cultura, às 21h, e não poupa declarações polêmicas.

“Eu gostaria de não ter aceitado ser presidente do Palmeiras, não porque me arrependa, mas porque eu devia ter resistido. E não resisti. Antes de ser presidente eu me aborrecia com economia e me divertia com futebol, agora eu me aborreço com futebol e me divirto com economia”, revela Belluzzo entre os assuntos que pontuaram o programa, como sua trajetória como professor, as divergências com as políticas econômicas do Banco Central e futebol.

Sobre uma possível candidatura a cargos maiores no futebol brasileiro, como a Federação Paulista de Futebol ou a Confederação Brasileira de Futebol, Belluzzo foi enfático ao dizer que não deseja fincar raízes no esporte. “Eu não quero fazer carreira de dirigente esportivo, de jeito nenhum. Eu quero voltar para minha vida de professor, o que considero que faço muito bem”.

Ainda na esfera futebolística, o economista fez questão de reiterar seus comentários negativos sobre o árbitro Carlos Eugênio Simon, a quem deposita toda a responsabilidade pela derrota do Palmeiras no Maracanã contra o Fluminense. “Ele claramente apitou o que não viu e não apitou o que viu (um pênalti no zagueiro Danilo). Vai entender?”. E deixa no ar, em tom de indignação: “Será que ele se coloca à disposição de alguém para prestar algum serviço?”.

Istigado a falar sobre seu possível fracasso no período do governo Sarney, no qual foi o chefe da Secretaria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda, ele revela sem hesitar: “O Brasil não tinha condições de estabilizar a economia, era tudo uma bagunça. Era como se você pegasse uma casa em completo desarrumo e então não sabe onde colocar os móveis”.

“Eu sou um reformista radical. Em que autores eu me inspirei? Posso citar dois, Karl Marx e John Maynard Keynes, que convergem muitas coisas em relação ao capitalismo”, falando de suas inspirações políticas.

Nenhum comentário:

Programação TV Aberta terça-feira 29-06-2021

Programação das emissoras de TV Aberta desta terça-feira  29-06-2021 Grade de Programação da TV Aberta  CULTURA 05∶30 Inglês com Música Ca...