sexta-feira, 6 de novembro de 2009

TV Cultura mais moderna e atraente

TV Cultura mais moderna e atraente



Emissora ganha novas vinhetas institucionais e chamadas dos principais programas da casa

Com intuito de modernizar a linguagem visual da TV Cultura, os artistas do coletivo Laborg desenvolveram as novas vinhetas institucionais da emissora, que começam a ser exibidas esta semana. Esse é o primeiro trabalho videográfico do grupo multimídia para a televisão.

Formado pelos jovens Alexandre Sahade Gonçalves (Ale), Charles de Oliveira (Charlie), Marcelo Zaccariotto (Zacca), Pablo Zurita e Yudi Added (Baia), o coletivo capta (usando micro-câmeras instaladas num aquário) imagens de reações químicas de substâncias comuns, como água, óleo, maisena, glicerina e pigmentos, originando desenhos orgânicos. “A ideia é despertar a percepção multi-sensorial do espectador”, explica Charles idealizador do Laborg.

No caso da TV Cultura, o grupo usou como pano de fundo o logotipo físico e também o virtual da emissora para a produção das imagens videográficas, tudo adaptado para uma nova linguagem técnica e visual para a televisão.

Os integrantes do coletivo Laborg estão na estrada desde 2005 fazendo performances visuais para festivais de música eletrônica interativa como, por exemplo, na Virada Cultural deste ano. Os garotos foram os responsáveis pelas projeções gráficas na fachada do edifício Matarazzo, sede da prefeitura de São Paulo, durante o evento. Também participaram da performance Umbra, realizado no Itaú Cultural, em julho. “Foi lá que o [Paulo] Markun viu nosso trabalho e nos convidou para este desafio na TV Cultura”, conta Charlie.

Novas chamadas

Seguindo pelo mesmo caminho, a equipe de chamadas da TV Cultura também está em plena produção. Nas mãos de profissionais como Ricardo Martirani (diretor de criação), Carolina França (coordenadora de produção) e Inês Schertel (direção de arte), as chamadas dos principais programas da casa como Metrópolis, Vitrine, Jornal da Cultura, Provocações, Cartão Verde, Manos e Minas, Vila Sésamo e Cine Brasil ganham novo padrão visual, mais moderno e atraente, trazendo a nova ‘cara’ da TV Cultura.

Nenhum comentário:

Programação TV Aberta terça-feira 29-06-2021

Programação das emissoras de TV Aberta desta terça-feira  29-06-2021 Grade de Programação da TV Aberta  CULTURA 05∶30 Inglês com Música Ca...