POR MYLENA HONORATO
Rio - O clima de paquera e diversão na escola onde a música dita o ritmo das aulas continua. Mas agora a produção é 100% nacional — e da melhor qualidade. No dia 5 de fevereiro, estreia ‘High School Musical — o Desafio’, primeiro longa-metragem coproduzido pela Walt Disney Studios no País, que promete repetir o sucesso da série estrelada por Troy (Zac Efron) e Gabriella (Vanessa Hudgens). O DIA D levou quatro fãs do musical para uma sessão especial de cinema e o resultado foi unânime: acharam a produção brasileira melhor que a americana.

Longe de ser uma mera cópia da franquia, a versão ‘made in Brazil’, dirigida por César Rodrigues, tem roteiro inédito, trilha sonora ‘abrasileirada’ — com direito a batucadas do Timbalada — , coreografias do Olodum e participação especial da cantora Wanessa. “Foi inesquecível. Quando comecei a gravar, lembrei da época do colégio, das músicas que marcaram meus 17 anos”, revela Wanessa, que interpreta uma cantora de sucesso, organizadora de um festival de música na escola.
No filme, Troy e Gabriella dão lugar ao jogador de futebol Olavo e a monitora de Matemática Renata, dois estudantes apaixonados por música — e um pelo outro. Os nomes das personagens foram ‘emprestados’ dos próprios atores, Olavo Cavalheiro, 19 anos, e Renata Ferreira, 23, selecionados no reality ‘High School Musical — A Seleção’, exibido pelo Disney Channel e pelo SBT, em 2008.
“É um sonho realizado”, vibra Renata, única representante carioca do musical. Bailarina profissional, ela garante que não se inspirou em Vanessa Hudgens para o filme. “Procurei buscar a minha Gabriella, a minha Renata”, diz.
Fã de Tony Ramos, o paulista Olavo Cavalheiro revela que o longa ajudou em um aspecto mal resolvido de sua vida: o futebol. “Tive treinos para compor o Olavo e peguei gosto pela coisa”, diverte-se o ator, que já sente o assédio das meninas nas ruas. “Às vezes é pesado, mas adoro”. Para tristeza das fãs, o rapaz namora há 4 anos.
O resto do elenco é formado por jovens selecionados no reality e atores experientes, entre eles Tereza Seiblitz e Débora Olivieri. A direção musical leva assinatura de Guto Graça Mello. “A Disney nos desafiou e o filme, sem dúvida, pode ser um marco para o musical brasileiro”, vislumbra Graça Mello.
Fãs fazem a crítica do filme
Se depender da aprovação dos fãs da série norte-americana, a produção brasileira já é um sucesso. Colecionadora de álbuns de figurinhas do ‘High School Musical’, Roberta de Almeida, 7 anos, foi à sessão de cinema especial para a imprensa e deu o veredicto: “O filme brasileiro é mais divertido e as músicas são mais legais”. Tathyanna de Medeiros, 8 anos, concordou: “Os atores são muito mais bonitos”, diz ela, que aproveita as férias escolares para ensaiar as coreografias do musical com a prima Maiara, 9 anos. Mariana Santos, 12, já está apaixonada por Olavo. “Ele é lindo. Parece o Edward Cullen (Robert Pattinson), do ‘Crepúsculo’”, comparou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário