terça-feira, 13 de setembro de 2011

Tv Cultura | Grade de Programação do dia 12/9/2011


Tv Cultura - Grade de Programação do dia 12/9/2011

  Programação Tv Cultura

terça-feira, 13 de setembro de 2011

06:00 Tecendo o Saber
Cores e sotaques
Um funcionário do censo, que trabalha na comunidade, revela as diferentes origens e sotaques dos moradores e deixa Januário com ciúmes.
06:30 Novo Telecurso Ensino Fundamental
O funcionamento e as peças que compõem um motor a explosão

Nesta teleaula você verá que os motores à explosão funcionam a partir da queima de um combustível. Além disso, descobrirá que, como o motor se aquece muito durante o seu funcionamento, suas peças e sua estrutura devem ser boas 

06:45 Novo Telecurso Ensino Médio
Química - Por que o cobre não precisa de proteção?

Nesta teleaula você verá que quase todo metal que é meio amarelo ou meio marrom tem cobre, como é o caso do latão e dos fios elétricos e aprenderá a importância das especificações para a qualidade de todos os produtos e serviços. Verificará, ainda, que a reciclagem do cobre é quase igual à do aço e a do alumínio. Por último, verá que os metais têm propriedades parecidas, mas que eles não são iguais.

07:00 Telecurso TEC
A Administração Contemporânea e suas funções

O programa aborda as 4 funções da Administração: planejar, organizar, dirigir, controlar. A importância de cada uma dessas funções para o funcionamento das organizações.

07:15 Telecurso Profissionalizante
Manutenção - Eixos e correntes

Você verá que existem vários tipos de eixos e aprenderá como deve ser a montagem e a desmontagem deles e a sociedade.

07:30 Tamanho Família
A Importância do Humor

No Tamanho Família a convidada é a escritora e palestrante comportamental Leila Navarro, ela discute a relação das crianças e dos adultos com o bom humor.

08:15 Super Fofos
08:30 Vila Sésamo
09:00 Quintal da Cultura

11:00 Arthur
Lembranças do Passado

Não seria muito legal descobrir que seus antepassados eram famosos exploradores? Ou eram da Família Real? Ou dono de uma loja de queijos? Mas e se, como Francine e Muffy acabarão descobrindo, eles fossem pessoas comuns?

11:15 Cocoricó
Ética

A vida na roça é bem divertida. Júlio e sua turma brincam na Fazenda Cocoricó onde animais e natureza são um prato cheio para soltar a imaginação.

11:30 Os Camundongos Aventureiros

Camundongo no gelo

Os ratinhos estão no Canadá e encontram os gêmeos Katelo e Nuljalik, que estão preocupados porque seu povoado não terá comida durante o inverno. Quando descobrem que seu pai está preso numa banquisa de gelo, os gêmeos e os ratinhos vão salvá-lo e encontram um navio cheio de comida que havia sido abandonado e que será usado para abastecer o povoado.

12:00 Festival Internacional de Cinema Infantil
A oitava cor do arco-íris

Na pequena vila de Nossa Senhora da Guia, o menino Joãozinho vive com a avó. Para ajudá-la, Joãozinho parte para a cidade grande e conhece um mundo diferente.

Gênero: Infantil
Título original: A oitava cor do arco-íris
Diretor: Amauri Tangará
Ano: 2004
País de origem: Brasil
Duração: 80 minutos
Colorido
Classificação indicativa: Livre

13:30 Princesas do Mar
14:00 O Mundo de Beakman
14:30 Quintal da Cultura

17:25 Festival Internacional de Cinema Infantil
Circolina e a grande ratinha

Frederico, Igor e Vitor são três ratinhos muito legais, atrapalhados, bem-humorados e que adoram brincar, especialmente com Circolina, uma menina-elfa que é muito amiga deles. Tudo começa por causa de uma viagem de Circolina. Cansada do frio da Dinamarca, ela vai passar as férias na Turquia, onde o sol é tão forte quanto o do Brasil, as praias são lindas. Animados com as notícias do calor, Frederico, Igor e Vitor resolvem ir também, só que atrapalhados como eles são, os ratinhos se perdem de Circolina e têm que embarcar no navio dominado por um rato-pirata muito mal-encarado, fedorento e que detesta crianças, mesmo que elas sejam ratos-crianças.

Gênero: Infanto-Juvenil
Título original: Cirkeline og Verdens mindste superhelt
Diretor: Jannik Hastrup
Ano: 2004
País de origem: Dinamarca
Duração: 80 minutos
Colorido
Classificação indicativa: Livre

18:45 Escola 2.0
19:15 Pé na Rua
19:30 Cultura Mundo
História da Índia - Liberdade II

No capítulo final da série, o caminho da liberdade. Fora os movimentos pontuais e heróicos do século 19, o movimento pela libertação da índia só se encorpa e atinge expressão depois da Primeira Guerra Mundial. Manifestações pacifistas, como as de Amritsar são reprimidas com violência inaudita pelos ingleses. Finalmente líderes como Gandhi, Mohammet Jinnah e Neru articulam todas as forças dentro do princípio da não-violência. Em 1940, Jinnah acredita que hindus e mulçumanos formavam duas nações que podiam viver juntas. Em 1946, Jinnah propõe um estado separado para os mulçumanos: o Paquistão. É assim que, em 1947, os ingleses lavam as mãos libertando dois países. Nesses 60 anos de independência houve, entre eles, três guerras, bombas nucleares e a discordância sobre o destino de Cachemira. Além disso, parte do Paquistão Oriental se separou e hoje se chama Bangladesh.

Classificação indicativa: Livre.

20:00 Cultura Livre
Marginals

O programa multimidia da Cultura traz os novos nomes da música brasileira para a rádio, TV e web.

20:10 Metrópolis
20:40 Vitrine

Rafael Cortez

O programa Vitrine traz uma entrevista com Rafael Cortez, repórter do CQC, da TV Bandeirantes.

Num bate-papo descontraído com Cunha Jr., o jornalista, ator e repórter revela seu lado musical. Recentemente, ele lançou o CD instrumental Elegia da Alma, em que mostra seu talento como violonista e compositor.

Cortez ainda fala de sua timidez quando faz as matérias para o programa CQC e diz que tudo que está vivendo é muito efêmero e que ele não é celebridade. "Eu tô trabalhando, isso não vai durar. Eu tenho amigos que me convenceram. O momento midiático é efêmero. Daqui a pouco tem um cara mais barato, mais jovem e mais bonito do que eu".

Rafael também comenta que quando a pessoa faz humor, seu cérebro se organiza de forma preguiçosa. “Humorista é um cara que quer cotidiano".

O Vitrine ainda mostra os bastidores do programa Todo Seu, com Ronnie Von. Cunha Jr. visita o estúdio da TV Gazeta pouco antes da atração ir ao ar em noite de estreia de cenário novo. O músico e apresentador fala sobre o prazer de conduzir a atração há sete anos na mesma emissora.

A apresentadora Carla Fiorito mostra uma reportagem dirigida ao consumidor, abordando as vantagens e desvantagens antes de se adquirir um aparelho de TV 3D.

21:10 Jornal da Cultura

22:00 Cartão Verde
Cartão Verde recebe o atacante Emerson Sheik

Autor do gol que deu o título brasileiro ao Fluminense, no ano passado, e reforço do Corinthians para o Campeonato Brasileiro deste ano, o atacante Emerson Sheik é o convidado do Cartão Verde desta terça-feira (13/9), às 22h na TV Cultura.

A conversa com o time bem-humorado da tevê terá como foco o Campeonato Brasileiro. O Corinthians luta pelo título nacional e o atacante, que amargou a reserva quando foi contratado, busca se firmar como titular na equipe. Outro assunto que pode ser levantado durante o programa é sobre sua suposta saída do Parque São Jorge. Emerson chegou ao Corinthians em maio, depois de uma saída conturbada do Fluminense.

23:00 Provocações
Danilo Santos de Miranda

Quando o paulistano antenado discute oferta de eventos culturais, um nome naturalmente vem à tona. Em alguns casos, antes mesmo da própria instituição que dirige. Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC, reduto de bons shows, exposições e eventos artísticos, é o convidado do Provocações desta terça-feira (13/9), que terá edição especial de uma hora.

“O mundo do dinheiro, voltado apenas para a matéria, para a produção e o resultado, está se mostrando incapaz de dar a solução para os problemas da humanidade”, categoriza Danilo.

Segundo ele, a cultura tem um componente importante no campo do ‘business’, mas muito mais no campo da identidade. “E isso, quem oferece?”, interroga, concluindo na sequência: “É o teatro, a dança, a música, as artes visuais, os artistas que fazem um processo permanente de provocação”.

Danilo comenta também sobre o distanciamento da cultura na educação. “A palavra educação, isolada, perdeu o sentido. Educação ‘barra’ cultura são duas facetas de uma mesma moeda”. E continua: “Espero que cada vez mais a sociedade tenha essa perspectiva de colocar a cultura no centro das questões”.

Sob esta perspectiva, ele critica a ausência de estímulos financeiros por parte do governo: “Já há um tratamento mais sério e profissional. O que faltam são os recursos para a cultura”.

Classificação Indicativa: 16 anos

00:00 Ensaio
Geraldo Maia

Conterrâneo de Manezinho, Geraldo Maia lançou o álbum “Ladrão de Purezas”, em que presta um tributo ao artista que teria completado um século de vida em 2010. O disco mostra que o trabalho de Manezinho não se restringe ao universo da embolada. O repertório também traz sambas, cocos, frevos e baiões e foi gravado com a participação dos músicos Vinicius Sarmento, no violão, e Lucas dos Prazeres, na percussão. Ambos acompanham Geraldo Maia neste Ensaio.

No programa, o cantor fala da influência de Caetano Veloso, João Gilberto, Quinteto Violado e Maria Bethânia. Conta que participa do Carnaval do Recife todos os anos e lembra a música “Evocação”, do compositor Nelson Ferreira.

No repertório do programa, músicas como “Pra onde vai, valente?”, “Juntou a fome”, “Vatapá”, “Quando a rima me fartar”, “Mulhé Rendêra”, “Nana Roxa”, “Seu Mané um homem”, “Seu Dureza da Rocha Pedreira”, “Jogado Fora” e “Novo Amanhecer”.

Nenhum comentário:

Programação TV Aberta terça-feira 29-06-2021

Programação das emissoras de TV Aberta desta terça-feira  29-06-2021 Grade de Programação da TV Aberta  CULTURA 05∶30 Inglês com Música Ca...