Tv Cultura SP - Grade de Programação de domingo dia 9/10/2011
A programação é de responsabilidade da emissora, estando sujeita a eventuais alterações.
Domingo, 9 de outubro de 2011
06:30 - Clássicos
Ópera João e Maria
Participações:
Denise de Freitas (mezzo-soprano) - João
Andréia Ferreira (soprano) - Maria
Regina Elena Mesquita (mezzo-soprano) - Bruxa
Paulo Szot (barítono) - Pai
Luciana Bueno (mezzo-soprano) - Mãe
Guiomar Milan (soprano) - Gênio do Sono)
Edna D'Oliveira (soprano - (Fada do Orvalho)
Orquestra Experimental de Repertório
Coro Infanto-Juvenil da Escola Municipal de Música
Escola Municipal de Bailado
Cia. Imago de Animação
08:00 - Missa de Aparecida
Um momento de oração, renovação, esperança e confiança
09:00 - Viola, Minha Viola
As irmãs Barbosa, Gabriel Sater (foto) e Zé Mulato e Cassiano
Desde cedo, o talento das filhas teve o reconhecimento de seu Osvaldo, clarinetista e sanfoneiro, que deu a orientação vocal: Edna faria a segunda voz e Dinah, a primeira. O acerto do passo inicial consolidou a trilha do sucesso. Nascidas em São Paulo, Edna e Dinah conquistaram a seguir vários prêmios em festivais de música sertaneja. Um deles, decisivo na carreira, foi o Festival Arizona, da Rádio Globo.
Filho do violeiro Almir Sater, Gabriel passou sua infância e juventude entre pólos tradicionais e modernos. Nascido em São Paulo, criado em Mato Grosso do Sul e Pantanal, e ainda tendo completado seus estudos nos EUA, Gabriel absorveu de forma dinâmica e única, o que de melhor tinha a oferecer cada um desses lugares. Já gravou dois discos, sendo um deles A Essência do Amanhecer, o resultado de um prêmio da Funarte. Nesta edição do programa, fará duas composições próprias e um sucesso do pai.
Nascidos em Passa Bem (MG), os irmãos Zé Mulato e Cassiano são símbolo do que há de melhor na música caipira. Fãs da dupla Zé Carreiro e Carreirinho, Zé Mulato e Cassiano são festejados com razão por quem ama a música de raiz. E já completaram mais de 30 anos de carreira. Um dos motivos do seu sucesso é o fato de serem ótimos compositores do seu gênero.
10:15 - Sr. Brasil
Anaí Rosa, Paulinho Pedra Azul e Joca Freire
Rolando Boldrin canta "O Amor É Cego", de Billy Blanco, e recebe Anaí Rosa, de Ribeira - SP, Paulinho Pedra Azul, de Pedra Azul - MG e Joca Freire, de São José dos Campos - SP
11:15 - Mestres do Riso
A Viúva Valentina
Dercy Gonçalves é uma modesta costureira do bairro do Catete, no Rio de Janeiro, que com a morte do marido herda ações de uma pequena indústria paulista. Saraiva e Laurindo são diretores da empresa que, após comprarem quase a totalidade das ações, disputam o último lote, em mãos da desconhecida Valentina. Catalano, ao descobrir a trama, começa a fazer jogo duplo com os diretores rivais.
Gênero: Comédia
Título Original: A viúva Valentina
Diretor: Eurides Ramos
Ano: 1960
País de Origem: Brasil
Duração: 83 minutos
P.B.
Elenco: Dercy Gonçalves, Catalano, Herval Rossano, Wilson Grey e Jayme Costa
Classificação indicativa: 10 anos
13:00 - Cocoricó
Especial Cine Cocoricó - As Aventuras na Cidade
São 5 episódios do Cocoricó!
Férias na Cidade Grande
Júlio, Zazá e Alípio chegam de trem na cidade grande, onde são recepcionados por João e Noel. Chegando na estação percebem que Lilica veio dentro da mala do Júlio. Ao chegar no apartamento do João, Júlio percebe que esqueceu sua mala na estação de trem; assim, ele volta à estação com seu primo, seu tio, Alípio e Lilica para tentar encontrar sua mala com todos os seus pertences.
Goiabinha da Vovó
A Vó e o Vô mandam para o pessoal da cidade as famosas goiabinhas da Vovó, mas o porteiro Dorivaldo, o rato Roto e outros personagens devoram tudo. Com isso, Dora leva Júlio, João, Lilica e Vitória a um mercado municipal para comprar as famosas goiabinhas.
Cocoricó Futebol Clube
Depois que “Cocoricó Futebol Clube” vence a partida e “sobe” para a primeira divisão, o time do Júlio irá enfrentar o “Avenida Esporte Clube”, time de João. Vô vem á cidade grande para assistir à partida no estádio com Júlio e Noel resolve ir também com o João. Compram os ingressos separadamente mas, por coincidência, as numeradas são próximas e Júlio e João terão que se enfrentar de perto nesta disputa entre seus times e superar as rivalidades. Enquanto a partida acontece, Dorivaldo tenta sintonizar seu rádio a pilhas na portaria do prédio e a turma da fazenda assiste ao jogo pela televisão.
Cocoricó no Japão
Quando a turma da cidade acha curiosa a palavra “karaokê”, João decide levá-los para visitar um bairro japonês e, assim, eles vão conhecer os costumes, tradições e vestimentas japonesas e até vestir kimonos, experimentar alimentos, etc. Na fazenda, Astolfo também aprenderá muito com Lola sobre a cultura oriental.
Pôr-do-Sol
Vitória convida o novo amigo Júlio para ver o pôr-do-sol e, quando Júlio comenta com Oriba sobre seu passeio, a índiazinha fica enciumada e com vontade de ver também. Zazá e João os acompanham e vão até o alto de um prédio. João leva o Laptop por onde Oriba vê o pôr-do-sol da cidade e conclui que o da fazenda é muito melhor.
14:00 - As Aventuras de Tootle and Poodle
Em Busca de Queijo
Toot & Puddle exploram as ruas de Paris à procura de uma loja de queijos famosa.
14:15 - Charlie & Lola
Eu Nunca Vou Comer Tomate na Minha Vida / Isto é Segredo
Eu Nunca Vou Comer Tomate na Minha Vida
Lola diz que nunca vai comer tomate, batata, ervilha, cenora, arroz, purê... Seu irmão Charles foi designado por seus pais para fazer Lola comer - uma tarefa considerada difícil, já que ela não come quase nada.
Isto é Segredo
É aniversário de Charles e Lola tem um segredo, ela sabe qual será o presente de seu irmão. O difícil é Lola conseguir guardar segredo. Charles não querendo estragar a surpresa que teria, tenta de toda maneira não deixar que Lola diga o grande segredo.
14:45 - Minúsculos
A Joaninha
Uma joaninha insulta sumariamente um enxame de abelhas que estavam fora de uma lata de lixo. As abelhas imediatamente começam a perseguir o inseto insolente. A perseguição continua sobre estradas de asfalto enquanto uma aranha, que estava passando, se vê em dificuldade...
15:00 - Almanaque Brasil
Brasil de Todos os Santos
Os cantos do “Tom Waits da Pauliceia” Edvaldo Santana e um divertido papo com o arquiteto e designer Marcelo Rosembaum são as atrações do Almanaque desta semana, que vai mostrar que santo de casa faz, sim, milagre.
Apresentado por Luciana Mello e Robson Nunes, o Almanaque Brasil desta semana traz histórias dos santos mais populares aqui da nossa terra, que não deixam ninguém na mão. Tem santo que resolve causas impossíveis, santo detetive, santo torcedor... Santo pra ninguém botar defeito.
No Cantos do Brasil, o músico Edvaldo Santana vai mostrar com seu “blues verde amarelo” por que foi apelidado de Tom Waits da Paulicéia. De quebra vai contar sobre as origens do MPA, movimento criado por ele e outros artistas na cidade de São Miguel Paulista.
No Papo Cabeça, vamos falar sobre o design brasileiro do arquiteto Marcelo Rosembaum. Ele vai explicar por que a democratização do design e o aumento da auto estima do brasileiro estão entre as prioridades no seu trabalho.
Mario Quintana, o “boticário que aviava palavras”, é a estrela do nosso Ilustres Brasileiros, com sua poesia cheia de humor e de lirismo.
Você sabia que quem batizou os anárquicos Mutantes foi o bem comportado Ronnie Von? Confira os detalhes dessa deliciosa história de almanaque. No quadro É do Baú, vamos lembrar os truques das moçoilas de outrora para armar o penteado, que incluíam um acessório com mil e uma utilidades.
Temos ainda dicas para domar o vento a bordo de uma asa delta no Ciência Doméstica, e os segredos dos perfumistas para fabricar as mais delicadas fragrâncias no Como É que se Faz?.
E, claro, Almanaquias aprontando todas como sempre, desafiando a população com suas brincadeiras e enigmas. É melhor conferir, se não você vai ficar como alguns... a ver navios!
15:30 - Sangue Latino
Felipe Ehrenberg
Felipe Ehrenberg se define como um neólogo das artes visuais. Nascido em uma família de agnósticos no México, o artista se diz um pessimista em relação à vida, mas se surpreende ao descobrir um artista novo ou desconhecido por ele.
O artista plástico nasceu em 1943 na Cidade do México e atualmente reside em São Paulo, onde trabalha como adido cultural para a Embaixada do México no Brasil.
O trabalho de Felipe Ehrenber abrange desenho, pintura, escultura, instalações e performances. É também ensaísta e escritor. Sua última exposição, “Manchuria: visão períférica”, reuniu diversas obras em uma retrospectiva sobre os mais de 50 anos de carreira do artista.
16:00 - Pré-Estreia
2ª Eliminatória
Segunda eliminatória do novo concurso de música clássica da TV Cultura, comandado pelo maestro João Maurício Galindo. Neste dia, se apresentam Milena Leme Lopes (piano), Bruno Madeira (violão) e José Milton Vieira (trombone).
17:00 - Especial Cultura Meio Ambiente
Camaroneiras, Cananeia e Pesca
Programa mostra os projetos de Camaroneiras (Colombia), Cananeia (Brasil) e Pesca (Santa Lucia).
17:30 - Repórter Eco
O Repórter Eco é uma revista semanal, atual, especializada em meio ambiente. Aborda de forma aprofundada pesquisas para o desenvolvimento sustentável e conservação dos biomas brasileiros, proteção da rica diversidade biológica e cultural do país, projetos para manter para o futuro os recursos hídricos, estudos de controle da poluição do ar, solo, terra e água, ecologia urbana, fontes de energia alternativas e renováveis, astronomia, antropologia, arqueologia, arquitetura ecológica, redução, reuso e reciclagem de resíduos sólidos, comércio justo, patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, e ecoturismo. Além da revista semanal, são produzidos programas temáticos a partir de viagens nacionais e internacionais. O Repórter Eco mantem um quadro específico de reportagens sobre a biodiversidade brasileira.
18:00 - Planeta Terra
Yambaru, Okinawa - Vida na Antiga Floresta
A atração desse programa está no arquipélago de Ryukyu, no Japão. A principal ilha desse arquipélago é Okinawa. E dentro de Okinawa, está a floresta de Yambaru, que, além de viçosa, abriga espécies únicas, próprias da região. Vamos tomar contato com criaturas surpreendentes como o picapau de Pryer, o gallirallus de Okinawa, uma ave que não voa, além do gato de Iriomote e de uma tartaruga específica: a da folha de Ryukyu. Todo esse mundo de espécies que se desenvolve por entre os riachos da floresta, ou por entre plátanos e castanheiras da região, está ameaçado. Esta ameaça é devida ao desenvolvimento e ao chamado progresso, que abre estradas, traz muita gente, e acaba diminuindo o habitat de quem um dia dominou aquele pedaço.
19:00 - Matéria de Capa
Em Busca das Ideias
19:30 - Reis da Rua
Nego Blue
Cantar e trabalhar sempre foram dois verbos que guiaram a vida de Evandro Miranda Laureano. De pai mineiro e mãe baiana, Evandro começou cedo a trabalhar e a cantar. Aos 9 anos, já fazia alguns bico nas feiras próximas a sua casa: “ensacava frutas e verduras, ajudava a limpar a barraca e os feirantes no final me davam um carrinho cheio de comida que eu levava para casa para ajudar minha mãe”, lembra Evandro.
O menino também era reconhecido nos cultos da igreja evangélica que frequentava com sua mãe. Lá, já começava a se destacar cantando no coro. Aos 12 anos já era cantor solo. Então, se apaixonou pelo grupo Raça Negra e começou a se dedicar ao samba. Como se dava bem em estilos como soul e blues, ganhou o apelido de Nego Blue. No trabalho, também começou outras atividades, como catar papelão e engraxar sapatos no centro de São Paulo. Foi então que ganhou reconhecimento pelo seu talento de vendedor.
Com uma barraca de CDs e DVDs nas ruas, aliou seu dom de cantar ao de vender: “Passava os dias cantando as músicas mais famosas que estavam nos DVDs e o público parava para ouvir e também comprar”, conta com ar de celebridade. “Cheguei a faturar mais de R$ 3 mil por mês, além das namoradas que consegui dedicando músicas às gatas que passavam!” Hoje, Nego Blue está lançando uma marca de roupa, a Big Blue. Sua estratégia de divulgação, claro, passa pela música.
Também compositor, fez uma música intitulada “Todo mundo de Big Blue”, e colocou no Youtube. Evandro se anima: “Agora com a internet, consigo atingir muito mais gente do que cantando no calçadão da Lapa! Minha voz e minha marca, com a internet, ficarão conhecidas no Brasil inteiro!”
20:00 - Cultura Documentários
Hotel 9 Estrelas
Inédito
O documentário retrata a vida de Muhammad e Ahmad, dois palestinos que vivem escondidos na floresta de Modi in, nos arredores de Israel. Eles compartilham comida, pertences, histórias e o medo de serem presos e fazem parte do grande contingente de palestinos que trabalham ilegalmente nos territórios ocupados por Israel, atravessando a fronteira e arriscando tudo para poder sustentar suas famílias na Palestina. De dia, trabalham como operários construindo prédios de luxo para os israelenses. À noite dormem em cubículos improvisados, atentos às incursões da policia e do exercito. O filme documenta a amizade, a nostalgia e o irredutível impulso de sobreviver.
Título original: Malon 9 Kohavim
Direção: Ido Haar
Origem: Israel
Ano: 2007
Duração: 78 min.
Colorido
Classificação indicativa: 10 anos
21:30 - Entrelinhas
Especial Dia das Crianças
Na semana do Dia das Crianças, o Entrelinhas é todo dedicado aos pequenos leitores, com um bate-papo com o ex-jogador Raí e com o escritor Cadão Volpato (que acabam de estrear na literatura infantil), matérias sobre a coleção “Folias de Papel” e sobre a representação da gravidez na literatura.
O Entrelinhas promove um encontro entre o craque Raí e o escritor e jornalista Cadão Volpato (que apresenta o programa Metrópolis, na TV Cultura). Veteranos na bola e na literatura, respectivamente, eles levaram toda essa cancha para a literatura infantil, com livros de estreia que tiveram seus filhos como primeiros leitores. Ex-jogador, do São Paulo, do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira, Raí fala sobre o livro A Turma do Infinito – que trata do amadurecimento de um grupo de três amigos nascidos no mesmo dia. E Cadão (que assina o texto de contracapa do livro de Raí) fala de sua tripla estreia: na literatura infantil, na poesia e na ilustração de livros, já que Meu filho, meu besouro traz poemas infantis com desenhos do próprio escritor.
O programa apresenta a coleção “Folias de Papel”, da editora Jujuba, uma série de livros-objetos para crianças idealizados pela artista plástica e escritora Edith Derdyk, com participação da poeta Alice Ruiz, da ilustradora Aline Abreu e do compositor Luiz Tatit – todos eles entrevistados pelo Entrelinhas.
E para as futuras mamães, o Entrelinhas mostra como a prosa e a poesia trataram a experiência mágica da gravidez, com seus temores e prazeres. A escritora Andrea Del Fuego – que, a exemplo, da apresentadora do Entrelinhas, Paula Picarelli, espera um futuro leitor – mostra como a gestação entrou no imaginá rio de escritores como Eça de Queirós, José Saramago, Adélia Prado e Daniel Galera.
22:00 - Café Filosófico
Um Mundo Sem Sentido – Leandro Chevitarese
Um mundo onde as coisas não existem para determinados fins e não seguem uma ordem moral transcendente, não será um mundo sem sentido, desnorteado, niilista, desencantado e sem esperança?
Com Leandro Chevitarese.
23:00 - Ensaio
Emicida
Leandro Roque de Oliveira, o Emicida, nasceu em São Paulo e até os seis anos de idade, quando seu pai faleceu, vivia cercado pela música. O pai, que era DJ, organizava bailes black na periferia e por isso se recorda de, constantemente, ver guardados em casa pick-ups, caixas de som e de cerveja. Emicida conta que com a morte do pai, se tornou uma criança introspectiva e calada que só foi se soltar na adolescência, por volta dos 14, 15 anos de idade.
A música Ooorra, composta por ele, fala do sofrimento da perda do pai “Direto vejo pai brincando com filho no parque /Sinto inveja fico me perguntando tio, o que que a vida fez comigo?”.
O rapper começou a aparecer para o público nas batalhas de Freestyle, onde é feito o improviso com letras rimadas. Sua primeira aparição foi na Batalha de Santa Cruz, em 2005. Nesse momento, suas participações começaram a bombar na Internet.
O nome Emicida veio da fusão das palavras MC e homicida. Como Leandro sempre vencia nessas batalhas, seus amigos falavam que ele era um homicida, já que matava os adversários através das rimas. Dentre suas influências, estão MV Bill e Racionais MC’s, grupo que, segundo ele, deu um golpe no sistema e despertou uma geração, conscientizando mais do que muita aula de história e mais do que muita ONG.
No repertório do programa, músicas como Rinha, Triunfo, Rua Augusta, Outras Palavras, Só mais uma noite e Sorrisos e Lágrimas.
00:00 - Clássicos
Fauré, um Réquiem
Participações:
Orchestre des Champs-Elysées
La Chapelle Royale
Philippe Herreweghe - maestro
Repertório:
Gabriel Fauré
Réquiem
01:00 - Educação Financeira
Como Administrar as Receitas Extras do Final de Ano
Já estamos no último trimestre de 2011. É hora de avaliar como anda o orçamento desse ano e começar a planejar o destino dos ganhos extras, que chegam daqui a pouquinho: 13º salário, bônus, participações, trabalhos temporários, renda sazonal...
O consultor financeiro, Gustavo Cerbasi, ensinará como administrar bem esses recursos para iniciar 2012 sem dívidas e com oportunidades de poupança e consumo equilibrado. Ele alertará sobre a importância de separar uma verba para pagar à vista os compromissos do início de ano e de evitar novas compras e prestações para alcançar a tranquilidade financeira.
O Educação Financeira dessa semana apresentará o relato de Rogéria Aguiar, cabeleireira e maquiadora, cujos ganhos do trabalho são bem maiores nos últimos meses do ano. Ela contará como aprendeu, na prática, a planejar seu orçamento anual e revelará o principal segredo de seu sucesso financeiro.
E você verá também um pouco mais da história de Wilma Morlin, que já ensinou suas lições de educação financeira no programa. A aposentada, só no papel, falará de seu trabalho voluntário diário em uma instituição social, o qual pode realizar graças ao equilíbrio financeiro que teve a vida toda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário