sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A história da queda do muro de Berlim contada por quem estava lá

A história da queda do muro de Berlim contada por quem estava lá



http://www.maxpressnet.com.br/fotos/PA405560.jpg
Muro de Berlim – 20 Anos, da TV Cultura, reconstrói período da bipolaridade mundial e entrevista pessoas que testemunharam um dos fatos mais marcantes da história mundial

O brasileiro Wellington Capelari, engenheiro, estava na capital alemã no dia 9 de novembro de 1989, data da queda do Muro de Berlim. Ele é um dos entrevistados que ajudam a contar como foi esse dia nas duas Alemanhas, a oriental e a ocidental, no especial Muro de Berlim – 20 Anos. O programa vai ao ar às 21 horas deste domingo (8/11), na TV Cultura, véspera da comemoração das duas décadas da memorável queda.

Outro relato impressionante é o do diplomata alemão Heinz-Peter Behr - hoje cônsul geral da Alemanha no Brasil. Ele organizou fugas para o lado ocidental. E há ainda entrevistas com ex-habitantes da Berlim Ocidental e da Berlim Oriental, hoje moradores de São Paulo. José Arbex Júnior, único jornalista brasileiro presente na coletiva de imprensa do Partido Comunista Alemão que anunciou derrubada do muro, relata sua experiência no especial.

No cenário de Muro de Berlim – 20 Anos, um Trabant - ícone automotivo da República Democrática Alemã e símbolo da divisão entre mundos capitalista e comunista – ajuda a conduzir a reconstrução histórica proposta pelo programa, apresentado por Andresa Boni. A referência cronológica de toda a narrativa vai de 1961, ano da construção do muro, até a queda, em 1989, retratada com imagens daquele momento, em grandes cubos transparentes.

Muro de Berlim – 20 Anos tem direção de Alexandre Handfest, reportagem e apresentação de Andresa Boni, pauta de Gerson Trajano e produção de Fernanda Nocetti.

Nenhum comentário:

Programação TV Aberta terça-feira 29-06-2021

Programação das emissoras de TV Aberta desta terça-feira  29-06-2021 Grade de Programação da TV Aberta  CULTURA 05∶30 Inglês com Música Ca...