sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Tatiana Leskova encerra a temporada de Figuras da Dança

Tatiana Leskova encerra a temporada de Figuras da Dança


A bailarina e professora, de origem russa, transformou o Balé do Teatro Municipal do Rio em um verdadeiro grupo profissional

O último programa da temporada Figuras da Dança, que vai ao ar neste sábado (7), às 23h30, homenageia a grande dama dos palcos, bailarina e professora Tatiana Leskova. De origem russa, naturalizada brasileira, aos 13 anos já fazia parte da Ópera Comique de Paris.

Fugindo da guerra, veio para o Brasil, de onde jamais saiu. A partir de então, Leskova esteve à frente do Balé do Teatro Municipal do Rio, que foi transformado em um verdadeiro grupo profissional, com direito a temporadas de apresentações quase diárias, estrelas internacionais no cast e coreógrafos de projeção mundial.

O programa

Em sua segunda temporada, a série Figuras da Dança, projeto desenvolvido pela São Paulo Companhia de Dança, em parceria com a Fundação Padre Anchieta e a Miração Filmes, dá continuidade à proposta da Companhia de incentivar e preservar a memória e o registro da dança no Brasil.

Nesta nova temporada, a atração deu enfoque ao percurso artístico e à obra de cinco importantes personagens da história da dança no Brasil, com depoimentos, registros audiovisuais e material iconográfico: Ruth Rachou, Hulda Bittencourt, Luis Arrieta, Antonio Carlos Cardoso, Tatiana Leskova.

Todas as gravações dos depoimentos foram abertas ao público, que teve a oportunidade de participar e conhecer um pouco mais da experiência desses artistas. Como na primeira edição, a série será lançada em um box de DVDs a ser distribuído em escolas, bibliotecas e instituições culturais parceiras.

São Paulo Companhia de Dança

A São Paulo Companhia de Dança foi criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado e tem como diretoras Iracity Cardoso e Inês Bogéa. Desenvolve um trabalho de resgate e preservação da memória da dança.

Nenhum comentário:

Programação TV Aberta terça-feira 29-06-2021

Programação das emissoras de TV Aberta desta terça-feira  29-06-2021 Grade de Programação da TV Aberta  CULTURA 05∶30 Inglês com Música Ca...